Um susto no meio da tranquilidade: Sub-21 de Portugal batem Bielorrússia (6-1)
Em relação ao onze que há um mês goleou a Bielorrússia na Arménia, Rui Jorge fez quatro alterações: Rodrigo Gomes, Rafael Rodrigues, Dário Essugo e Francisco Conceição surgiram no onze para o reencontro com a seleção de leste, na qualificação para o Euro sub-21.
À semelhança do jogo anterior, Portugal cedo se apoderou do controlo da partida e ficou confortável perante uma equipa tecnicamente bastante inferior. E depois do guarda-redes Lapavukhau ter negado o golo a Henrique Araújo em duas ocasiões, teve de ser o central Renato Veiga (11 minutos) a mostrar como se faz, respondendo a um cruzamento de Francisco Conceição na direita, num canto ensaiado.
O golo parece ter feito mal à equipa portuguesa, que relaxou e permitiu algumas saídas dos bielorrussos que se mostraram fatais numa delas. Canto batido por Rylach na esquerda e Kasarb (25 minutos) apareceu sozinho ao segundo poste para colocar a bola fora do alcance de Samuel Soares. Foi o primeiro golo sofrido por Portugal nesta fase de qualificação e o despertador que a equipa das quinas precisava.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Fábio Silva (34 minutos) concluiu uma bela jogada pela esquerda e Francisco Conceição (41 minutos) assinou o golo da tarde, numa jogada em que fez um túnel a um adversário e rematou de pé direito para o fundo das redes.
Estavam desfeitas as dúvidas quanto ao resultado e o segundo tempo foi marcado por uma toada morna. Paulo Bernardo (59 minutos) aproveitou uma bola perdida à entrada da área e fez o quarto golo. Mateus Fernandes (80 minutos) saltou do banco para disparar de fora da área e dar ares de goleada ao marcador, com Rodrigo Gomes (88 minutos) a fechar as contas numa jogada de insistência após um canto.
Com este resultado, Portugal ldiera o Grupo G com nove pontos, mais quatro que a Grécia e cinco que a Croácia (menos um jogo) e Ilhas Faroé. A Bielorrússia soma três pontos e está no penúltimo lugar, com Andorra na última posição. Segue-se um duelo com os helénicos, em Guimarães.