A dois passos do Euro: Portugal volta a bater Azerbaijão e marca encontro com a República Checa
Recorde as incidências da partida
A vantagem trazida de Baku, capital do Azerbaijão, era mais do que suficiente para encarar o encontro da segunda mão com otimismo, mas o selecionador Francisco Neto deixou um claro apelo à "seriedade" das suas jogadoras para não acontecer o impensável na segunda mão, com o objetivo claro de continuar na rota do Euro-2025.
Portugal apresentou-se em Vizela de cara lavada - sete alterações em relação ao último onze (Ana Borges, Carole Costa, Tatiana Pinto e Capeta foram as resistentes) - e precisou de um pouco mais de tempo para abrir o marcador perante o forte apoio do "seu" público.
Se em Baku o primeiro golo apareceu logo ao cinco minutos, em Vizela o tento inaugural chegou apenas ao minuto 15, através de um lance de bola parada. A capitã Dolores Silva cobrou o pontapé de canto no lado direito e Diana Silva apareceu muitíssimo bem a desviar de cabeça para o fundo da baliza à guarda de Sharifova.
Onze minutos volvidos, a avançada do Sporting voltou a surgir em zona de finalização, desta vez muito bem lançada por um passe teleguiado de Fátima Pinto, e fez uma maldade à guardiã azeri antes de atirar a contar para o segundo da noite.
A homenagem a Sílvia Rebelo
O resultado no primeiro tempo só não foi mais volumoso por inspiração de Sharifova e também por alguma falta de acerto das jogadoras portuguesas, que voltaram a ser donas e senhoras do jogo.
Já na segunda parte, com o vento a soprar completamente a favor da caravela portuguesa, Portugal continuou a dominar por completo o encontro, sem dar a mínima hipótese ao Azerbaijão, e começou a criar oportunidades em catadupa.
Carolina Mendes acertou no poste (48'), Dolores Silva (57') consumou mesmo o terceiro, de grande penalidade, Telma Encarnação (80') também teve a mira para o poste e, por fim, Fátima Pinto teve olho para anotar o 4-0 final.
Com este resultado, Portugal segue para o play-off final de acesso ao Euro-2025, sendo que a primeira mão vai jogar-se no próximo dia 29 de novembro, no Estádio do Dragão.