Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Diana Silva realça a importância de Portugal “continuar a pisar grandes palcos”

Diana Silva lançou partida com o Azerbaijão
Diana Silva lançou partida com o AzerbaijãoFPF
A avançada Diana Silva realçou este domingo a importância para Portugal em “continuar a pisar grandes palcos” como o Europeu feminino 2025, do qual poderá aproximar-se caso afaste o Azerbaijão, na primeira ronda do play-off de apuramento.

“É para isto que todas nós jogamos, para estar ao mais alto nível e continuar a estar. Apesar de já termos estado em Europeus e num Mundial, é super importante continuar a pisar estes palcos e, daí, acho que é de extrema importância conseguirmos este apuramento”, considerou a futebolista do Sporting, em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Na sexta-feira, em Baku, a equipa das quinas espera dar seguimento às cinco vitórias em seis jornadas, que lhe permitiram somar 16 pontos e garantir não só a subida à Liga A da Liga das Nações 2025/26 como chegar com estatuto reforçado à primeira de duas rondas do play-off de apuramento para o Europeu, encontrando o Azerbaijão como primeiro obstáculo.

A equipa comandada por Francisco Neto entrará em campo com o objetivo de alcançar a vitória e, dessa forma, encaminhar o apuramento para a ronda seguinte de qualificação. Desta forma, Diana Silva aponta ao melhor resultado possível na partida a disputar em solo azeri.

"Resolver (a qualificação logo na primeira mão) nunca vai ser, mas fazer algo próximo disso lá no Azerbaijão seria ótimo, para depois chegar a Portugal com mais calma e tranquilidade, mas será um jogo a duas mãos e resolvido em duas mãos", frisou.

Diana Silva mostrou esperança em voltar a somar minutos por Portugal, pouco mais de três meses após a sua última participação na fase de qualificação para o Europeu feminino de 2025, e apelou ao apoio do público nacional, tanto para a primeira mão, em solo adversário, como para a partida de volta, a disputar em Vizela, na terça-feira seguinte (dia 29).

“Gostava que estivessem presentes e que continuassem a acompanhar-nos. Não podendo estar presentes (em Baku), que nos acompanhem pela televisão”, apelou a avançada de 29 anos.

Portugal, que procura a sua terceira presença consecutiva num Europeu, após 2017 e 2022, visita as azeris na primeira mão, em 23 de outubro, na Delga Arena em Baku, às 16:00 locais (13:00 em Lisboa), com a segunda mão a disputar-se em Vizela, em 29 de outubro, às 19:45.

Caso ultrapasse o Azerbaijão, a equipa das quinas irá jogar com Bielorrússia ou República Checa na segunda e derradeira ronda dos play-offs, cujos encontros estão agendados para 27 de novembro e 03 de dezembro, com o vencedor a apurar-se para a fase final do Europeu feminino, a realizar-se entre 02 e 27 de julho de 2025, na Suíça.