Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Eslováquia espera recorde de público na luta pelo Europeu

TASR
Kopun espera um jogo difícil.
Kopun espera um jogo difícil. TASR / Lukáš Grinaj
O treinador da seleção feminina de futebol da Eslováquia, Peter Kopúň, espera um duplo confronto difícil na primeira ronda do play-off de qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano, frente ao País de Gales. O primeiro jogo está marcado para sexta-feira, em Poprad, e o treinador acredita que a equipa vai tirar partido do ambiente caseiro e surpreender o favorito ao título.

Os dirigentes da Federação Eslovaca de Futebol (SFZ), em conjunto com o parceiro geral, prepararam um vasto programa de apoio e esperam bater o recorde de assistência à seleção nacional feminina (1128 espectadores).

"Estamos conscientes de que a Eslováquia é a clara favorita. Mas se isso é uma vantagem ou uma desvantagem, é difícil dizer. A prioridade é estarmos saudáveis e na máxima força, porque os dois duelos serão muito difíceis. Começando em casa, vamos querer tirar partido e fazer a primeira surpresa. Podemos preparar as coisas em casa, onde elas não nos podem ver", disse o treinador em conferência de imprensa na segunda-feira. As jogadoras eslovacas tiveram uma reunião na segunda-feira e uma sessão de treino no NTC Poprad à noite.

O País de Gales ocupa a 29.ª posição no ranking da FIFA, enquanto as eslovacas estão em 51.º lugar. A equipa da ilha está numa série de oito jogos sem perder, que começou em dezembro passado, num jogo preliminar contra a Alemanha, oito vezes campeã europeia. A Eslováquia dominou o seu grupo na Divisão B da Liga das Nações contra a Ucrânia, a Croácia e o Kosovo.

"Apresentam-se com um futebol europeu muito bom, um futebol combinado, e durante toda esta qualificação tiveram adversárias contra os quais tiveram de ser dominantes. Pensaram bem como querem jogar, têm também excelentes laterais, muito atléticas. As médios são muito bons dribladores e será muito importante estarmos muito concentrados nos pontos críticos em frente à grande área. A criatividade é algo que não vemos nas outras equipas", disse Kopun. O objetivo será criar uma melhor posição para a desforra, que está agendada para a próxima terça-feira em Cardiff. O vencedor da partida dupla enfrentará a Geórgia ou a Irlanda por um lugar no torneio final.

As eslovacas já estavam na lista completa de 23 jogadores na segunda-feira. "Tivemos um confronto anterior em julho e, entretanto, ou as jogadoras se lesionaram ou, pelo contrário, foram roubadas. Foi um pouco mais desafiante, tentei manter algums das que estão connosco há mais tempo e com os quais já estamos habituados. Não há muito espaço para pensar nas coisas antes do jogo. Vamos trabalhar apenas os pormenores", resumiu o treinador da equipa.

Uma multidão de 1.128 espectadores visitou o Dubuñ pod Dubeň para o confronto de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2015 contra a favorita Alemanha. Mais de mil bilhetes já foram vendidos para o duelo de sexta-feira, pelo que o recorde de há nove anos deverá ser significativamente ultrapassado. "Sempre houve um ambiente muito bom em Poprad quando jogámos aqui jogos da seleção nacional. Havia sempre muita gente, ou pessoas que gostavam de futebol e podiam ser ouvidas. Ajudou-nos muito e, desta vez, o sindicato também investiu tempo para organizar um programa para as pessoas que vêm. Acredito que a assistência será ainda maior", sublinha a capitã e guarda-redes Maria Korenčiová.

A SFZ gostaria de atrair famílias com crianças para as bancadas, razão pela qual adaptaram o programa antes do pontapé de saída. Um torneio infantil já está programado para a manhã. Haverá também um parque de diversões com muitas atracções interessantes e comida de rua. Os cantores Peter Cmorík e Dominika Mirgová actuarão.