Feminino: Jana Fernandez regressa à seleção espanhola

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Jana Fernandez regressa à seleção espanhola

Jana Fernández num jogo com o Barça.
Jana Fernández num jogo com o Barça.NurPhoto vía AFP
Montse Tomé anunciou a lista de 24 jogadoras para os jogos de Espanha contra a Dinamarca, primeiro em terras nórdicas e depois no Heliodoro Rodríguez López (Santa Cruz de Tenerife). O objetivo é ganhar os dois jogos, o que colocaria a Espanha no topo do grupo. Ambas as equipas dominam o grupo - seis pontos - e vão lutar pelo primeiro lugar nos dias 31 de maio (18:00) e 4 de junho (20:30).

Jana Fernández, que só disputou sete jogos na atual campanha, é a principal novidade. Os problemas físicos pesaram sobre uma jogadora que conta com duas internacionalizações e que começa a voltar à sua melhor forma, embora só tenha feito três jogos completos esta época e não tenha jogado nenhum minuto contra a Real Sociedad. Desta forma, alternativas como Ivana Andrés ou Rocío Gálvez, ambas do Real Madrid, voltam a ficar de fora.

A grande ausente é Esther González, que desempenhou um papel importante na conquista do Campeonato do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia. A atacante do Gotham parece ter recuperado a confiança da treinadora em abril, mas os dois golos que marcou não foram suficientes para lhe valer uma nova convocatória. Nos últimos seis jogos pelo clube, é verdade, ela não conseguiu balançar as redes. Alba Redondo, em situação semelhante, voltou a ser convocada.

Outro nome de peso é Vicky López, que se está a afirmar na seleção apesar dos seus 17 anos. Já tinha sido convocada em março, repetiu a convocatória no mês passado e volta a ser chamada pela terceira vez consecutiva. Espera-se que volte a ter minutos de jogo, como aconteceu sempre que foi chamada (incluindo a meia-final da Liga das Nações contra a Holanda e a decisão do título contra a França). Resta saber se ela também estará presente nos Jogos Olímpicos, onde haverá apenas 18 jogadoras.

Lista de convocadas:

Guarda-redes: Cata Coll (Barcelona), Elena Lete (Real Sociedad) e Misa Rodríguez (Real Madrid);

Defesas: Irene Paredes (Barcelona), Laia Codina (Arsenal), Laia Aleixandri (Manchester City), Ona Batlle (Barcelona), Olga Carmona (Real Madrid), Jana Fernández (Barcelona), Oihane Hernández (Real Madrid) e María Méndez (Levante).

Médias: Alexia Putellas (Barcelona), Tere Abelleira (Real Madrid), Aitana Bonmatí (Barcelona), Jenni Hermoso (Tigres), Vicky López (Barcelona) e Maite Oroz (Real Madrid).

Avançadas: Mariona Caldentey (Barcelona), Athenea del Castillo (Real Madrid), Inma Gabarro (Sevilha), Lucía García (Manchester United), Eva Navarro (Atlético de Madrid), Salma Paralluelo (Barcelona) e Alba Redondo (Levante).