Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Portugal candidata-se a acolher o Euro-2029

Bruno Henriques
A Seleção Nacional feminina
A Seleção Nacional femininaFPF
A decisão foi tomada esta quarta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Prova antecede o Mundial-2030 masculino, que vai ter jogos em Portugal.

Num curto comunicado no site oficial, a Direção da FPF anunciou que se vai candidatar à organização do Euro-2029 de futebol feminino. A confirmar-se, será a segunda grande competição de seleções em solo nacional no espaço de dois anos, já que Portugal deverá ser ratificado como um dos organizadores do Mundial-2030 no lado masculino.

Acreditamos que uma candidatura à organização do Campeonato da Europa em 2029 será mais um passo para consolidar o futebol feminino em Portugal. Nos últimos anos, temos assistido a um desenvolvimento significativo do futebol feminino no nosso país, fruto de um trabalho conjunto da FPF, das associações, clubes e dos nossos parceiros. Este compromisso é uma prioridade da FPF e a estamos determinados a reforçar esta posição com um projeto desta grandeza. A nossa experiência na organização de eventos internacionais garante-nos a capacidade de proporcionar um ambiente que não só celebre a competição, mas que também inspire as futuras gerações de jogadoras”, explicou Fernando Gomes.

O processo de candidatura vai decorrer até 24 de setembro, com as federações a terem de manifestar intenção. A 1 de outubro a UEFA lança os requisitos e até 12 de março de 2025 cada candidato deve entregar um dossiê preliminar, que se torna final a 28 de agosto. A decisão final será conhecida em dezembro de 2025.

Na lista de requisitos estão um mínimo de oito estádio, sendo que um tem de ter uma lotação mínima de 50 mil adeptos, três com 30 mil ugares e quatro acima dos 20 mil.

Recorde-se que o Euro-2025 acontece na Suíça. Depois de ter participado em 2017 e 2022, a Seleção Nacional está na qualificação para esta prova, sendo que tem de ultrapassar Azerbaijão e o vencedor da eliminatória entre Bielorrússia e República Checa para chegar à fase final.