Feminino: Portugal dá a volta na Irlanda do Norte (2-1) e fica mais perto do Europeu
Irlanda do Norte 1-2 Portugal
Cinco dias depois da goleada em Leiria, Portugal visitou a Irlanda do Norte, na quarta jornada do Grupo B3 da Liga das Nações de futebol feminino, que conta como apuramento para o Europeu-2025. Antes do apito inicial, a Seleção Nacional já sabia que não garantia a primeira posição nesta ronda (devido à vitória da Bósnia), mas podia garantir desde logo o play-off.
E talvez devido à facilidade com que tem dominado este agrupamento (nove golos marcados e nenhum sofrido nas primeiras três jornadas), Portugal entrou com menor intensidade do que é habitual e foi ultrapassado nesse capítulo pelas norte-irlandesas.
Sentido essa maior apatia, Lauren Wade (cinco minutos) tornou-se na primeira jogadora a marcar a Portugal nesta edição da Liga das Nações, ao responder da melhor maneira ao cruzamento rasteiro de Magill.
Foi o toque a despertar de Portugal e a reviravolta chegou ainida no primeiro tempo. Aos 18 minutos, Lúcia Alves cruzou da esquerda para o segundo poste onde apareceu Kika Nazareth a empatar, numa jogada tantas vezes vista no Benfica desta temporada.
À passagem da meia-hora, Andreia Norton recuperou a bola em zona avançada e foi até ao final para fazer o segundo golo de Portugal e deixar a Seleção Nacional na frente do marcador.
No segundo tempo, a partida perdeu qualidade. Portugal dominou sem grandes sobressaltos, mas o melhor que conseguiu foi aos 64 minutos quando Jéssica Silva obrigou a Jacqueline Burns a uma defesa atenta.
O mais importante estava feito. Com menor brilhantismo do que em Leiria, Portugal voltou a vencer Irlanda do Norte e somou a quarta vitória em quatro jogos. Com 12 pontos lidera o Grupo B3 com mais seis pontos que a Bósnia, segunda classificada.
Está garantido desde logo a presença no play-off de apuramento para o Europeu: Os quatro primeiros da Divisão B e os dois melhores segundos defrontam os outros segundos e os quatro melhores terceiros, sendo que depois ainda têm uma nova eliminatória (frente aos vencedores do play-off entre os terceiros e quartos da Divisão A contra os vencedores dos grupos da Divisão C e os três melhores segundos) antes de carimbar o bilhete para o Europeu de 2025.