Leeds goleia Norwich (4-0) e chega à final do play-off do Championship
Recorde as incidências da partida
O empate sem golos no jogo da primeira mão, em Carrow Road, deixou a disputa em aberto, mas em apenas sete minutos o nulo foi desfeito.
Com o peso da expetativa de uns adeptos fervorosos, o Leeds começou de forma positiva e ganhou uma falta no alto do campo quando Joe Rodon avançou pelo meio.
Angus Gunn estava à espera de um lançamento para a área de Crysencio Summerville, mas um remate inventivo de Ilia Gruev apanhou o guarda-redes desprevenido e marcou o seu primeiro golo pelo Leeds.
A equipa de Daniel Farke tinha assumido a liderança em 22 jogos do campeonato esta época, tendo saído vitoriosa em 20 ocasiões - uma estatística preocupante para uma equipa do Norwich que se encontrava em desvantagem por dois golos quando Joël Piroe desviou de cabeça o excelente cruzamento de Wilfried Gnonto.
Uma bela defesa individual de Illan Meslier impediu Josh Sargent de marcar pouco depois e manteve o ímpeto dos anfitriões, que marcaram o terceiro golo antes do intervalo com um remate de Georginio Rutter que saiu por baixo da trave, após um rápido contra-ataque.
O Norwich teve a sorte de não ter ficado ainda mais atrás no marcador depois de um primeiro tempo que parecia ter continuado logo após o reinício, quando Piroe forçou duas vezes a defesa de Gunn à queima-roupa.
Depois de ter conduzido os Canários a duas promoções na Premier League durante o seu tempo em Carrow Road, Farke assistiu à sua atual equipa a passar por cima dos visitantes mais uma vez, aumentando a sua vantagem através de Summerville, que rematou para o corte de Junior Firpo a mais de 20 minutos do fim do jogo.
David Wagner pouco pôde fazer para alterar o resultado nos últimos minutos, com as suas alterações tardias a revelarem-se inconsequentes.
Assim, a terceira derrota consecutiva em Elland Road significa que os Canários passarão a terceira temporada consecutiva na segunda divisão.
Enquanto isso, uma vitória do Leeds contra Southampton ou West Bromwich na final do play-off da Championship marcaria a 10.ª vez em 20 anos que o terceiro classificado subiria.
Depois de cinco campanhas de promoção ao play-off sem sucesso, pode muito bem ser a sexta vez que os favoritos se juntam ao Leicester City e ao Ipswich Town na Premier League.