Leeds volta a tentar subida à Premier League depois de sete golos com o Middlesbrough (4-3)
Recorde as incidências da partida
Os comandados de Daniel Farke não tinham conseguido vencer os três jogos anteriores no campeonato e colocaram em risco o regresso imediato à primeira divisão inglesa.
A vitória coloca o Leeds na segunda posição, um ponto à frente do Ipswich, sendo que apenas os dois primeiros classificados são automaticamente promovidos. No entanto, o terceiro classificado, o Ipswich, tem três jogos a menos que o Leeds, que tem dois.
A derrota acabou matematicamente com as esperanças do Middlesbrough de subir através dos playoffs.
A má fase do Leeds parecia que poderia continuar quando Isaiah Jones aproveitou uma defesa hesitante para colocar a equipa da casa em vantagem, logo aos sete minutos.
Mas os visitantes viraram a partida num primeiro tempo explosivo. Summerville converteu o empate de penálti, antes de Patrick Bamford calar as vaias do Middlesbrough no seu regresso ao Riverside.
O remate feroz de Emmanuel Latte Lath de fora da área levou o Middlesbrough ao empate mais uma vez.
O Leeds recuperou a liderança em circunstâncias controversas antes do intervalo, quando Wilfried Gnonto rematou a passe de Summerville, apesar de o internacional italiano estar claramente em posição de fora de jogo. Mas como o VAR não está operacional no Championship, o golo foi validado.
O brilhante remate de Summerville ao ângulo superior para o seu 20.º golo da época deu ao Leeds uma vantagem de dois golos. E eles precisavam disso, já que a cabeçada de Latte Lath criou um final frenético a três minutos do fim.
"Como defesas, gostaríamos de tornar as coisas um pouco mais fáceis, mas nesta fase é apenas uma grande vitória", disse o capitão do Leeds, Ethan Ampadu.
"Ainda faltam dois jogos importantes. Para nós, ainda há muito trabalho duro pela frente", acrescentou.
A vitória do Leeds significa que mesmo a vitória do líder Leicester sobre o quarto classificado, o Southampton, na terça-feira, não garantirá matematicamente a promoção dos Foxes.