Luton Town apresenta planos de um novo estádio, financiado pelo ano na Premier League
Apesar de estar a disputar a liga mais forte do mundo há apenas alguns meses, o Luton só conseguiu a sua primeira vitória da nova temporada no sábado, e conseguiu sair da zona de despromoção do Championship. O triunfo por 1-0 sobre o Millwall no The Den não foi fácil.
O Luton Town tem os seus problemas, para dizer o mínimo, mas também tem planos, e um dos principais é um novo estádio, já que o velho Kenilworth Road está em mau estado e foi de longe o estádio mais pequeno da Premier League da época passada. Uma época que terminou com receitas recorde, acima do limite dos 200 milhões de libras (236 milhões de euros).
Esta situação está prestes a mudar, uma vez que a nova documentação que acompanha o pedido de planeamento está a ser analisada pelo Luton Borough Council desde sexta-feira. O objetivo dos Hatters é um novo estádio com 25 000 lugares (o dobro do tamanho do atual), acompanhado de uma arena de concertos e de um empreendimento residencial de alta densidade.
O clube espera que o município conceda a autorização de planeamento até ao final do ano, caso em que a construção poderá começar em meados de 2025, estando o estádio pronto em 2027. Uma vez que o local escolhido para o Power Court se situa no coração do centro da cidade e longe do atual estádio, a construção não irá perturbar as operações do clube.
E só uma coisa estraga este belo quadro. Esta não é a primeira nem a segunda vez que o Luton Town apresenta documentação ao município - o conceito original do Power Court foi apresentado em 2015 e, apesar das alterações subsequentes, a ambiciosa visão não se concretizou até agora. A diferença que dá esperança de concretização acaba de ser uma época na Premier League, após a qual a posição do clube é mais forte do que antes.