Oficial: Leicester confirma contratação de Enzo Maresca como novo treinador
O anúncio confirma a notícia avançada pelo Flashscore ao início da tarde.
O treinador substitui o interino Dean Smith, que só conseguiu duas vitórias em oito jogos, culminando na chocante despromoção do Leicester da Premier League.
Maresca trabalhou anteriormente como treinador dos sub-23 do City antes de ser adjunto de Guardiola.
A sua única função anterior como treinador sénior foi um período tumultuoso de 180 dias como chefe do Parma em 2021, supervisionando apenas quatro vitórias em 13 jogos após a despromoção da Serie A. Regressou à equipa técnica de Guardiola pouco tempo depois.
O italiano também trabalhou como treinador-adjunto no Sevilha e no West Ham.
O presidente do Leicester City, Aiyawatt Srivaddhanaprabha, referiu-se à contratação: "Enzo traz uma combinação de personalidade, método e ambição que se enquadra muito bem na direção futebolística que pretendemos seguir. A sua filosofia foi construída ao longo de uma carreira rica e variada, incluindo uma excelente formação como treinador, e enquadra-se na visão que temos para este próximo capítulo da história do Leicester City".
"O perfil do Enzo já há algum tempo que nos chama a atenção, um sentimento que só foi reforçado quando o conhecemos e ouvimos o seu entusiasmo pelo desafio que temos pela frente. Não tenho dúvidas de que será muito bem acolhido pelos nossos adeptos e que, juntos, poderemos redefinir o rumo do clube para o sucesso futuro".
Em declarações ao portal do Leicester, Maresca afirmou: "Estou muito entusiasmado por causa do clube e porque temos uma grande época pela frente. No início, o objetivo é jogar da melhor forma possível. A partir daí, podemos construir, dia após dia, a nossa ideia e a nossa filosofia, e o mais importante é tentar ganhar jogos".
"Antes de mais, vamos dar 100%, sem dúvida, porque o clube merece isso. É o nosso trabalho, o nosso dever fazer isso. Depois, como disse, dia após dia, passo a passo, vamos melhorar, sem dúvida".
O Leicester teve uma época miserável em 2022/23, terminando no 19.º lugar no campeonato e pondo fim a um período de 10 anos na primeira divisão inglesa, que incluiu a infame conquista do título e uma vitória na Taça de Inglaterra.