Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese do Championship: Leeds frustrado, Plymouth de Rooney em dificuldades

Brendan Aaronson, do Leeds, reage à sua falta tardia
Brendan Aaronson, do Leeds, reage à sua falta tardiaProfimedia
O Championship regressou no passado fim de semana para a época 2024/25, com todas as 24 equipas em ação. Ali Pollock, do Flashscore, analisa todos os principais pontos de discussão no novo e melhorado resumo do Championship.

Uma das divisões mais empolgantes do planeta começou a temporada no último fim de semana, com várias equipas a conseguirem importantes vitórias na jornada de abertura, enquanto outras ficaram com as suas esperanças para a campanha diminuídas por fracas prestações.

O segundo escalão de Inglaterra voltou em grande estilo, com reviravoltas, goleadas, um hat trick, um golo na sequência de um canto e uma saída de treinador.

Resultados da 1.ª jornada
Resultados da 1.ª jornadaFlashscore

Leeds começa devagar

O Leeds United esteve a um passo da Premier League na época passada, mas viria a perder para o Southampton na final do play-off, depois de ter desperdiçado a promoção automática ao perder quatro dos últimos seis jogos do campeonato.

No verão, o técnico Daniel Farke teve a oportunidade de corrigir as deficiências do Leeds e transformar o novo plantel no candidato convincente à promoção que deveria ser - mas a sua equipa tropeçou com um empate frustrante.

Contra o recém-promovido Portsmouth em Elland Road - uma equipa que o Leeds deveria vencer confortavelmente - a equipa de Farke voltou a não conseguir encontrar uma forma de vencer e precisou de um golo no último minuto para selar um empate a 3-3.

Apesar do golo de Pascal Struijk, de grande penalidade, o clube de Yorkshire chegou ao intervalo a perder por 2-1, com golos de Elias Sorensen e Callum Lang.

Wilfried Gnonto empatou logo no início do segundo tempo, mas o Leeds passou os 45 minutos seguintes a lutar para furar a defesa do Pompey, antes de sofrer o terceiro golo aos 90+2 minutos.

A polémica figura de Brendan Aaronson marcou o golo do empate aos 9o+5 minutos, poupando Farke, mas quando teve a oportunidade de vencer com o último pontapé do jogo, o americano rematou para fora sem ser contestado na grande área - o que resume bem os problemas do Leeds em encontrar a baliza quando mais precisa.

É claro que é a primeira jornada e o Leeds tem o tempo a seu favor para acertar as coisas, mas foi um presságio preocupante de que talvez as coisas não tenham mudado muito em relação à deceção da última campanha.

O Portsmouth também merece uma menção especial por uma exibição resiliente contra uma equipa que provavelmente estará a lutar pela promoção automática esta época.

Show de horrores de Rooney na estreia

A contratação de Wayne Rooney pelo Plymouth surpreendeu muitos adeptos, devido ao seu fracasso abominável no Birmingham na temporada passada, que acabou por ser o principal responsável pela despromoção do clube, que passou de candidato ao play-off a despromovido.

O ídolo do Manchester United não fez nada para dissipar a apreensão dos adeptos depois de uma vergonhosa goleada por 4-0 frente ao Sheffield Wednesday.

Uma derrota por 4-0 em si já é má, mas o desempenho do Argyle durante os 90 minutos é um grande motivo de preocupação, já que a equipa de Rooney não demonstrou nenhum tipo de estilo de jogo, nenhuma ameaça ofensiva ou mesmo o básico para estar em forma e pronta para a temporada.

Sim, o Wednesday esteve muito bem e tem muitas razões para estar entusiasmado sob a orientação de Danny Rohl, mas podia e talvez devesse ter marcado muito mais - o Plymouth foi assim tão mau.

Os homens de Rooney fizeram apenas um remate à baliza e nem sequer pareceram ameaçar durante todo o jogo, antes de caírem no clássico truque de muitas equipas sem direção adequada: dar a bola ao melhor jogador e esperar.

Morgan Whittaker foi o principal responsável pela manutenção do Argyle na última temporada, com os seus 19 golos, mas foi impotente contra o Wednesday e, se os rumores de transferência se concretizarem, provavelmente sairá antes do fim da janela.

O Plymouth e Rooney terão de mudar muito o seu desempenho em relação à primeira jornada para conseguirem manter-se no topo da tabela.

Despedida precoce de Lowe, do Preston

Depois de apenas um jogo, já tivemos a primeira baixa de um técnico na Championship - e não, apesar das previsões de vários adeptos, não foi Rooney.

Ryan Lowe, do Preston, deixou o clube por mútuo consentimento na manhã desta segunda-feira, após a derrota por 2-0 com o Sheffield United na primeira jornada.

A derrota em si não é assim tão má ou mesmo um choque, tendo em conta que os Blades acabaram de ser despromovidos da Premier League e têm um excelente 11 inicial para este nível.

É um revés desagradável para o Preston, que esperava ter conseguido um resultado melhor do que o da época passada, em que ficou a meio da tabela, e terá agora de procurar um novo treinador.

Ironicamente, o ex-técnico dos Blades, Paul Heckingbottom, é o favorito.

Chakvetadze marcou um golaço

Uma das características do novo resumo do Championship do Flashscore será escolher um "Golo da Semana" após cada jornada. E que melhor maneira de começar do que com o livre de Giorgi Chakvetadze, do Watford, contra o Millwall, num remate a 30 metros de distância.

O georgiano - um dos heróis do seu país no Euro-2024 - ajudou os Hornets a vencerem por 3-2 e destacou-se numa semana de excelentes golos: basta ver Edo Kayembe a rematar direto à baliza na sequência de um canto, no início do mesmo jogo.

Outros destaques incluem o excelente remate de Lang contra o Leeds, o pontapé do médio do Sheffield United Gustavo Hamer contra o Preston e o golo de estreia de Fally Mayulu no empate do Bristol City contra o Hull.

Maja fez hat trick

A melhor atuação individual do fim de semana de abertura do Championship foi, sem dúvida, a de Josh Maja, que marcou três golos na vitória do West Brom por 3-1 sobre o QPR.

Com dois golos de cabeça e uma finalização acrobática e instintiva de perto, o nigeriano levou para casa a bola da partida e ganhou uma nota 9,9 no sistema de avaliação de jogadores do Flashscore- a mais alta de todos os jogadores da primeira jornada.

Só por diversão, também criaremos um onze da semana a cada jornada, analisando as melhores classificações nos jogos da segunda divisão inglesa.

Aviso: este artigo foi escrito antes do confronto do Luton com o Burnley esta segunda-feira à noite, por isso esses jogadores não aparecem. As classificações dos jogadores do Preston contra o Sheffield United também não estavam disponíveis, embora isso deva ser corrigido na próxima semana - destaque especial para Hamer no meio-campo.

O melhor onze da jornada
O melhor onze da jornadaFlashscore

Resultados e jogos completos:

Preston 0 x 2 Sheffield United

Blackburn 4 x 2 Derby

Cardiff 0 x 2 Sunderland

Hull 1-1 Bristol City

Leeds 3-3 Portsmouth

Middlesbrough 1-0 Swansea

Millwall 2-3 Watford

Oxford 2-0 Norwich

QPR 1-3 West Brom

Stoke 1 x 0 Coventry

Sheffield Wednesday 4-0 Plymouth

Luton x Burnley - Siga em direto

Ali Pollock, editor do Flashscore Reino Unido
Ali Pollock, editor do Flashscore Reino UnidoFlashscore