Síntese do Championship: Tabela ganha forma antes da pausa internacional
Os clubes estão a começar a assentar e, com as transferências concluídas até janeiro, os plantéis estão a ganhar forma, numa altura em que se torna mais claro quem serão os jogadores-chave de cada equipa para o resto da campanha.
Aqui, no resumo semanal do Flashscre sobre o Championship, vamos analisar todos os principais pontos de discussão da ação do fim de semana.
Pontos partilhados no dérbi de East Lancashire
O Burnley era o favorito à promoção antes do início da temporada, mas depois de um final turbulento na janela de transferências, ficou com algumas dúvidas sobre as credenciais de líder, que foram postas à prova no clássico de East Lancashire contra o rival Blackburn.
Os Clarets venceram o campeonato da última vez que as duas equipas se defrontaram, há cerca de 18 meses, mas não conseguiram capitalizar desta vez, empatando 1-1 apesar de terem assumido uma vantagem inicial e dominado o jogo, com o Blackburn a ficar reduzido a 10 homens, aos 57 minutos.
Lyle Foster abriu o marcador com o seu primeiro golo da época - assistido brilhantemente pelo recém-contratado Jaidon Anthony - antes de Andreas Weimann empatar com um vólei escandaloso de fora da área (mais sobre isso mais tarde!).
O Rovers viu então um golo ser anulado por fora de jogo, apesar de as repetições sugerirem o contrário, antes de o avançado Makhtar Gueye receber o segundo cartão amarelo por ter pedido ao árbitro para mostrar cartão a um jogador do Burnley.
O jogo foi marcado por disputas acesas durante os 90 minutos, o que lhe deu um verdadeiro "sentimento de dérbi", mas o Burnley não conseguiu encontrar o golo da vitória.
Com o resultado, o Blackburn fica à frente do rival na tabela, mas o Burnley tem agora duas semanas de intervalo para se adaptar às novas contratações, contrariar a perder de Amdouni para o Benfica e tentar chegar à promoção.
Resultados variados para os recém-promovidos
Oxford, Derby e Portsmouth adaptaram-se muito bem à vida no Championship, com os três clubes a conseguirem bons resultados desde o início da temporada.
No fim de semana, Oxford e Derby obtiveram duas vitórias importantes, mas a invencibilidade do Portsmouth foi interrompida pelo Sunderland, líder do campeonato.
Com o triunfo por 3-1 sobre o Preston, o Oxford subiu para o nono lugar na tabela, com destaque para Mark Harris, que marcou o seu quarto golo em quatro jogos.
Na região de Midlands, o Derby venceu o Bristol City por 3-0 e manteve os 100% de aproveitamento em casa esta temporada. Os Rams querem transformar o Pride Park numa fortaleza para terem mais hipóteses de evitar a despromoção.
Já o Portsmouth teve um início de temporada sólido, mas acabou derrotado em casa pelo Sunderland por 1-3. A formação do litoral sul teve dificuldades durante todo o jogo e precisou recorrer a lançamentos longos antes de sucumbir ao estilo de pressão dos Black Cats. O autogolo tardio de Luke O'Nien no final da partida foi o único consolo.
Provavelmente, esquecemos de mencionar anteriormente os três clubes recém-promovidos, por isso é justo dar-lhes o destaque que merecem pelo que tem sido, no geral, um arranque sólido.
Candidatos emergem
Passado um mês desde o início da época 2024/25 do Championship, começam a surgir alguns candidatos sérios à promoção.
Os favoritos iniciais, Sheffield United, Burnley e Leeds, deram sinais de estarem a lutar pelos dois primeiros lugares, enquanto surpresas como o Sunderland e o Watford também tiveram um arranque prometedor.
Tanto o Middlesbrough como o West Brom também mostraram que podem ser mais do que meros candidatos ao play-off e que são capazes de lutar seriamente pela promoção automática.
Sob a tutela do excecional treinador Carlos Corberan, os Baggies venceram os primeiros quatro jogos, com três vitórias e um empate, e sofreram apenas três golos.
O Middlesbrough, de Michael Carrick, teve um desempenho semelhante e dominou todos os seus jogos, apesar de ter vencido apenas dois deles, mostrando sinais promissores para os próximos meses.
Se conseguirem recuperar o craque Emmanuel Latte Lath, após a transferência falhada para o Ipswich, os Teesiders estarão no topo da tabela no final da temporada.
Weimann nos holofotes
Como mencionado anteriormente, o belo vólei de Andreas Weimann no clássico de East Lancashire garantiu um ponto para o Blackburn, que esteve sob pressão durante a maior parte do jogo.
Um pontapé longo do guarda-redes do Rovers, Aynsley Pears, foi desviado para o caminho de Weimann, que não perdeu tempo e antecipou-se à defesa do Burnley, rematando de primeira para o ângulo.
Durante a maior parte do tempo em que a bola esteve no ar, parecia que ia passar inofensivamente por cima da baliza, mas acabou por se encaixar no fundo das redes no último momento, para choque de todos os presentes no estádio.
Clarke brilha pelo Middlesbrough
O Jogador da Semana é o defesa Matt Clarke, do Middlesbrough, que se destacou na vitória por 0-2 sobre o Cardiff, lanterna-vermelha da competição.
Clarke abriu o marcador com o segundo golo da época e ajudou a equipa a manter a baliza a zero com 11 alívios, quatro interceções e dois desarmes.
O seu desempenho valeu-lhe uma classificação de 9,0 no Flashscore - a mais alta de todas na última jornada.
Resultados completos: