Carioca: Botafogo vence Fluminense em clássico eletrizante (2-4)
Recorde as principais incidências da partida
O Flu está garantido na próxima fase, mas caiu para o 4.º lugar e vai encarar o Flamengo — com vantagem do empate no agregado para o Rubro-Negro. O conjunto de Fernando Diniz vive um jejum de 11 clássicos seguidos sem vitórias. O primeiro Fla-Flu da semi é no sábado, no Maracanã.
Já o Botafogo volta a jogo na quarta-feira, na 3.ª fase da Libertadores. O Alvinegro recebe o Red Bull Bragantino no Nilton Santos, na primeira mão do confronto que vale vaga na fase de grupos.
Poupanças
Flu e Botafogo pouparam todos os titulares no Clássico Vovô. Enquanto Diniz descansava os jogadores após o título da Recopa Sul-Americana, o interino Fábio Matias preservava os seus atletas para o duelo contra o Red Bull Bragantino. Os conjuntos alternativos protagonizaram um duelo muito aberto, cheio de espaços nas defesas.
O Botafogo abriu o marcador logo aos três minutos, quando Marlon Freitas recebeu cruzamento de Raí e marcou um belo golo. Aos 15, em falha de Antônio Carlos, o próprio Raí acertou um remate de fora da área e ampliou a vantagem. O Fluminense foi para cima e diminuiu com Lelê, aos 26, aproveitando erro de Lucas Halter. O atacante perdeu outras duas chances muito parecidas, em lançamentos de Terans.
Final insano
O segundo tempo caminhava para um desfecho sem grandes emoções. O Botafogo fechava-se bem na defesa e controlava o resultado sem sustos. Tudo mudou a partir dos 35, quando o árbitro deu penálti de Damián Suárez em John Kennedy. O próprio JK foi para a cobrança, de cavadinha, e empatou o clássico.
O momento era do Fluminense, mas um deslize de André causou uma nova reviravolta. O médio perdeu a bola para Kauê, cometeu penálti e foi expulso. Marlon Freitas bateu no meio e recolocou o Glorioso em vantagem. Em superioridade numérica, o Botafogo ainda fez mais um, com Emerson Urso, e saboreou a vitória no final.