Carioca: Flamengo vence Fluminense no clássico e abre vantagem na liderança (2-0)
Recorde aqui as incidências do encontro
Com este resultado, o Flamengo manteve a liderança do Campeonato Carioca. O rubro-negro tem três pontos de vantagem para o rival Fluminense.
Foi a primeira derrota do Tricolor no Estadual, enquanto o Flamengo manteve a invencibilidade na temporada, além de emendar o quinto triunfo seguido no campeonato estadual.
A uma jornada do fim da fase de qualificação do Estadual, um empate ou até mesmo uma derrota que mantenha o saldo de golos frente ao Fluminense garantem o Flamengo como campeão da Taça Guanabara.
A turma de Fernando Diniz terá de conseguir um saldo de 11 golos e torcer por um tropeção do Flamengo para ficar com a primeira posição.
Primeira parte morna
Conhecidos por clássicos eletrizantes nos últimos anos, Flamengo e Fluminense fizeram um primeiro tempo estudado no Maracanã, à procura de neutralizar as jogadas de ataque de cada lado.
O Fluminense foi um pouco superior ao rubro-negro, especialmente no controlo da posse de bola. A equipa ainda teve uma boa oportunidade num livre de Arias. Rossi precisou de intervir para evitar o golo tricolor.
Apesar de oito remates, o Flamengo não levou um perigo efetivo à baliza defendida por Fábio. O guardião tricolor chegou a ser pressionado pelo ataque do Fla numa daquelas famosas saídas de bola treinadas por Diniz, que assustam os adeptos. Todavia, o marcador ficou a zeros ao intervalo.
Flamengo constrói a vitória
No segundo tempo, o Flamengo teve a superioridade, aproveitando as hipóteses. Aos 52 minutos, em cruzamento de Ayrton Lucas, Pedro conseguiu a finalização e abriu o marcador. Foi o nono golo do avançado em nove jogos esta temporada.
Diniz promoveu alterações no Fluminense, especialmente a entrada de John Kennedy. Mas foi o Flamengo que ampliou o resultado e sentenciou a vitória. Na jogada, protagonizada aos 78 minutos, Arrascaeta meteu um passe de letra para Pedro.
O camisola 9 fez o mesmo, outro toque de letra, desta vez para Cebolinha. O ex-Benfica finalizou e Fábio acabou por espalmar a bola para dentro da baliza.