Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa América 2024: México (2-0) e Jamaica (2-3) vencem e garantem qualificação surpreendente

Hugo Filipe Martins
México consegue apuramento de forma dramática
México consegue apuramento de forma dramáticaProfimedia
Uma reviravolta na Liga A da Liga das Nações da CONCACAF confirmou os apuramentos de México e Jamaica para a Copa América 2024. A seleção mexicana recuperou da desvantagem na primeira mão e triunfo nos penáltis, depois do 2-0 no tempo regulamentar. Já a Jamaica, de forma surpreendente, eliminou o Canadá (2-3) e também conseguiu o apuramento.

México 2-0 Honduras

As equipas escolhidas pelos selecionadores de México e Honduras
As equipas escolhidas pelos selecionadores de México e HondurasFlashscore

A seleção mexicana tinha uma missão difícil pela frente, depois de ter perdido nas Honduras, por 2-0, mas o Estadio Azteca revelou-se talismã para a seleção orientada por Diego Cocca, que conseguiu recuperar do resultado negativo do primeiro jogo.

A formação mexicana dominou e acabou por chegar ao golo perto do intervalo (43 minutos), por intermédio de Luis Chávez, mas os verdadeiros festejos aconteceram bem para lá do tempo final. Edson Álvarez, aos 11 minutos de compensação, fez o 2-0 que levou a partida para prolongamento e depois para penáltis.

Aí, a equipa mexicana levou a melhor, com quatro convertidos contra dois das Honduras (Brian Róchez, do Nacional, falhou o primeiro penálti), e apurou-se para as meias-finais da Liga das Nações da CONCACAF, mas mais importante do que isso conseguiu o apuramento para a Copa América 2024.

Canadá 2-3 Jamaica

As equipas de Canadá e Jamaica
As equipas de Canadá e JamaicaFlashscore

Se a qualificação mexicana acaba por não surpreender, tendo em conta a diferença para a seleção das Honduras, o mesmo não se pode dizer da equipa da Jamaica, que acabou por atirar o Canadá, com o portista Eustaquio no onze inicial, para fora da competição, com um triunfo por 2-3.

A equipa do Canadá até chegou ao intervalo a vencer, graças a um golo de Alphonso Davies aos 25 minutos, mas a reviravolta jamaicana surgiu na segunda parte e em apenas três minutos, o tempo que Shamar Nicholson (63 e 66 minutos) demorou a transformar o resultado no 1-2 favorável à Jamaica, que até tinha perdido a primeira mão, em casa, por 1-2.

Koné ainda fez o 2-2, mas Bobby Reid, de grande penalidade, fez, aos 78 minutos, o golo do apuramento para as meias-finais e para a Copa América, onde a Jamaica vai estar apenas pela terceira vez (ainda não conquistou qualquer vitória).

Nas meias-finais, a equipa jamaicana vai defrontar os Estados Unidos da América, enquanto o México joga com o Panamá.