Semana de Dérbi: Superclássico mexicano é um duelo entre milionários e tradicionalistas
O Club América é conhecido por atrair os melhores jogadores nacionais para as suas fileiras e, frequentemente, contrata estrangeiros de qualidade. O CD Guadalajara, por outro lado, tem uma forte preferência por futebolistas locais do estado de Jalisco. O confronto entre as duas maiores cidades, os clubes mais fortes e as filosofias mais diferentes do México aparece três vezes no calendário em apenas 10 dias.
O Club América está sediado na Cidade do México, uma metrópole com quase 22 milhões de habitantes, o que a torna uma das maiores cidades do mundo, além de ser o segundo maior centro do México. Situa-se 550 quilómetros a oeste da metrópole do estado de Jalisco, Guadalajara. Essa região, com uma população de mais de cinco milhões de habitantes, sobrepõe-se à aglomeração de Monterrey, a norte, para formar o segundo maior aglomerado populacional do país.
A Cidade do México e Guadalajara são as mais poderosas, não só em termos de população, mas também em termos de futebol - claramente o maior fenómeno social que permeia toda a população mexicana. O Club América e o CD Guadalajara são os dois clubes mais bem sucedidos do país. Ambos nunca desceram do escalão principal.
O Club América também tem grandes rivais, como o Cruz Azul e o Club Universidad Nacional (também conhecido como Pumas U.N.A.M), dois rivais da cidade. Esse trio de clubes da capital, juntamente com o Guadalajara, formam os chamados "Quatro Grandes". Os clássicos mais quentes são os confrontos entre os três grandes rivais da Cidade do México, mas o jogo com a rivalidade mais acesa é, de longe, entre o Club América e o CD Guadalajara.
É conhecido como El Clasico de Clasicos, El Super Clasico e outros superlativos.
Fontes e recursos
O Club América e o CD Guadalajara (mais conhecido por Chivas) também estão em oposição em termos de filosofia. O Club América é conhecido por contratar os melhores e mais caros futebolistas do mercado, incluindo estrangeiros conhecidos. O grande investimento no plantel é uma caraterística de longa data.
Desde 1959, o clube é propriedade do conglomerado mexicano Televisa, um gigante da comunicação social, e é apoiado por uma série de outros parceiros poderosos.
Por esse motivo, o clube recebeu a infame alcunha de Millonetas (Milionários). É considerada uma secção dos ricos e é popular entre a classe alta e "abastada" da sociedade. É um dos mais apoiados no México, mas também o mais odiado.
O Chivas tem uma mentalidade muito diferente. Apostam fortemente em jogadores locais, de preferência do estado de Jalisco, e melhor ainda, da própria formação. Alguns dos talentos mais conhecidos incluem Javier Hernandez, conhecido como Chicharito, e Carlos Vela.
Sendo os dois maiores clubes, o Club América e o CD Guadalajara têm também as maiores bases de adeptos. A dimensão das facções de ambos atinge dezenas de milhões de pessoas. Ambos têm adeptos espalhados não só por todo o México, mas também no estrangeiro, graças à diáspora mexicana gigantesca. A mais importante é, naturalmente, a dos Estados Unidos, onde os mexicanos são uma grande minoria (de acordo com o último censo, 37 milhões de mexicanos vivem nos EUA e representam 60% da população hispânica).
Foi por causa destes adeptos que o Super Clasico se disputou em solo norte-americano em outubro passado. Durante a pausa para compromissos das seleções, realizaram um jogo amigável no estádio Rose Bowl, com capacidade para mais de 90.000 espetadores, em Pasadena, na Califórnia. O Club America venceu por 2-0.
Agora, os dois rivais enfrentam-se em cenário continental. Desta vez, porém, é a valer. Os maiores rivais do futebol mexicano encontram-se nos quartos de final da Liga dos Campeões da América do Norte, Central e Caribe.
O primeiro jogo, realizado em Guadalajara na semana passada, terminou com uma vitória clara do América por 0-3. O jogo da segunda mão está marcado para quinta-feira, às 02:30 da manhã, no famoso Estádio Azteca, um dos maiores do mundo.
O mais interessante é que o Super Clasico vai ser disputado novamente dentro de apenas três dias, este fim de semana, a contar para o campeonato mexicano, em Guadalajara.
Outro clássico da semana
Quarta-feira, 13 de março
Irão - Liga Profissional do Golfo Pérsico
Dérbi de Teerão
O dérbi de Teerão é um dos maiores e mais vitoriosos da Ásia. O Persepolis representa a classe trabalhadora não só da capital iraniana, mas de todo o país. O Esteghlal é historicamente representativo da classe alta. O ambiente do dérbi é atualmente afetado pela crise geral no país.
Quinta-feira, 14 de março
Uruguai - Primeira Divisão
Clássico dos medianos
O Peñarol e o Nacional dominam o futebol no Uruguai. Depois deles (51 e 49 títulos, respetivamente), não houve nada durante muito, muito tempo, e depois (coincidentemente com quatro triunfos no campeonato) aparecem outras duas equipas de Montevideu - Defensor e Danubio. O dérbi entre eles é chamado, de forma um pouco irónica, de "Clássico dos que estão no meio da tabela".
Sexta-feira, 15 de março
Polónia - Ekstraklasa
Dérbi de Poznan
O dérbi de Poznan é um duelo entre David e Golias. O Lech é há muito um dos principais clubes polacos, enquanto o Warta regressou à Primeira Liga em 2020, após 25 longos anos. No entanto, os papéis estavam invertidos no passado, com o Warta a obter sucesso sobretudo na era pré-guerra. Desde o regresso à Ekstraklasa, ainda não conquistou qualquer ponto contra o rival da grande cidade.
Sábado, 16 de março
Inglaterra - Campeonato Inglês
Dérbi do sul do País de Gales
Confronto entre dois dos clubes mais fortes de todo o País de Gales, pode ser apelidado de Dérbi Galês, Batalha do Paíse de Gales, etc. Para além do Cardiff e do Swansea, três outros clubes galeses fazem parte do sistema da liga inglesa: Newport County, Wrexham e Merthyr Town. Estes clubes aderiram às competições inglesas no passado simplesmente porque queriam competir numa competição melhor.
Polónia - Ekstraklasa
Grande Dérbi da Silésia
As cidades de Zabrze e Chorzow, na Alta Silésia, fazem parte de uma enorme aglomeração em torno da cidade de Katowice, que conta com mais de dois milhões de habitantes. As duas localidades estão separadas por apenas 15 quilómetros. E ambas são sede de grandes clubes. O Gornik e o Ruch conquistaram, cada um, 14 títulos polacos. O Legia Varsóvia (15) é o melhor clube do país neste aspeto.
Tunísia - Ligue 1
Esperance Tunis - Club Africain
Derby tunisino
O Esperance Sportive de Tunis (por vezes designado por ES Tunis) e o Club Africain são os dois clubes tunisinos mais bem sucedidos. O ES Tunis foi campeão da liga por 32 vezes, enquanto o Club Africain ocupa o segundo lugar na tabela histórica, com 13 títulos. Os dois rivais estão sediados na capital do país, Túnis. Agora, vão defrontar-se na fase final do campeonato pelo título.
Equador - Série A
Superclássico de Quito
Além do Aucas e da LDU Quito, há outro grande clube sediado na capital do Equador. Trata-se do El Nacional, que é ainda mais bem-sucedido do que a LDU e o Aucas. No entanto, a maior rivalidade em Quito desenvolveu-se entre as equipas da LDU e do Aucas. No início da época de 2024, os dois rivais ainda estão a 100% vitoriosos.
Domingo, 17 de março
Brasil - Campeonato Carioca
Fla-Flu
O Fla-Flu (Flamengo x Fluminense) é um clássico urbano entre dois grandes clubes brasileiros do Rio de Janeiro. O clássico Fla-Flu detém o recorde mundial de público num jogo do campeonato. Em 1963, 194.603 espetadores assistiram ao clássico no famoso estádio do Maracanã. Agora, os rivais encontram-se nas meias-finais do campeoanato estadual do Rio de Janeiro.
Holanda - Eerste Divisie (2ª divisão)
Dérbi de Limburgo
Limburgo é uma região situada na fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos. O dérbi de Limburgo é disputado nos dois países. Do lado belga, é o KRC Genk contra o Sint-Truiden, enquanto do lado neerlandês os dois maiores rivais regionais são o Maastricht e o Roda. O Roda venceu o último dérbi por 1-0.
Indonésia - Liga 1
Dérbi de Java Central (Jateng Derby)
Jateng é a abreviatura da região de Java Central (Jawa Tengah). As cidades de Semarang e Surakarta (também chamada Solo) estão separadas por cerca de 100 km. Os clubes das duas cidades são os únicos representantes da região de Java Central na primeira divisão. O dérbi de Java Central é sempre muito tenso. São frequentes os confrontos violentos entre adeptos.
Espanha - LaLiga
Dérbi da Comunidade Valenciana
O município de Vila-real está situado a cerca de 55 quilómetros a norte de Valência. O clube local Villarreal só se tornou uma grande equipa a partir de 1997, quando Fernando Roig comprou o clube, um poderoso empresário da região. O seu irmão Francisco era, na altura, o proprietário do Valência. Isto criou uma rivalidade familiar muito interessante.
Inglaterra - Taça de Inglaterra
Dérbi do Noroeste
O Manchester United e o Liverpool são, historicamente, os clubes ingleses mais bem sucedidos. O Liverpool conquistou um total de 68 troféus e o United 67. O dérbi do Noroeste é uma das rivalidades mais fortes do mundo. Agora, os dois gigantes vão defrontar-se nos quartos de final da Taça de Inglaterra, a competição de clubes mais antiga do planeta.
Eslováquia - Fortuna Liga
Slovan Bratislava - Spartak Trnava
Clássico tradicional
O duelo entre o Slovan Bratislava e o Spartak Trnava é, desde há muito, o jogo mais importante do futebol eslovaco. Representa não só uma rivalidade desportiva, mas também uma relação de concorrência entre a capital Bratislava e Trnava, situada a apenas 50 quilómetros de distância. Há duas semanas, os dois rivais enfrentaram-se na fase regular (2 a 0), e agora disputam a fase final do campeonato.