Antevisão do grupo D da Copa América: Brasil é favorito, mas Colômbia pode surpreender
As duas potências do grupo terão um teste para confirmar o favoritismo na estreia: o Brasil enfrenta a Costa Rica; os colombianos defrontam o Paraguai.
A Albirroja perdeu muita força nos últimos anos. Os paraguaios precisam de superar as expectativas para tirar a vaga de um dos favoritos.
Para a Costa Rica, o apuramento seria um choque semelhante ao do Mundial-2014.
Confira abaixo os detalhes de cada seleção.
Brasil
Ranking FIFA: 4.º
Técnico: Dorival Júnior
Craque: Vinícius Júnior (Real Madrid)
Melhor desempenho na Copa América: 9 títulos (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007 e 2019)
Projeção: O Brasil tem apenas um título nas últimas cinco edições da Copa América. O número ilustra o desafio para 2024, ainda mais com um técnico em início de trabalho.
A canarinha não deve ter problemas para conseguir o apuramento, mas é preciso elevar o nível de desempenho para superar uma Colômbia em grande fase e sonhar no mata-mata. Uma boa campanha passa por Vinícius Júnior, que procura mostrar o seu melhor futebol com a camisola da seleção.
Paraguai
Ranking da FIFA: 58.º
Técnico: Daniel Garnero (ARG)
Craque: Miguel Almirón (Newcastle)
Melhor desempenho na Copa América: 2 títulos (1953 e 1979)
Projeção: Antes habituado a dificultar a vida a qualquer seleção, o Paraguai está longe dos melhores dias. A péssima campanha na qualificação para o Mundial e os últimos amigáveis, contra participantes da Copa América, deixam um clima de pessimismo para o torneio nos Estados Unidos.
O desafio de Daniel Garnero é explorar o talento de um ataque com Miguel Almirón e Julio Enciso, ambos atuam na Premier League. Ainda assim, é difícil imaginar a Albirroja a ir longe na Copa América.
Colômbia
Ranking da FIFA: 12.º
Técnico: Néstor Lorenzo (ARG)
Craque: Luis Díaz (Liverpool)
Melhor desempenho na Copa América: 1 título (2001)
Projeção: Nenhuma seleção sul-americana tem jogado tão bem como a Colômbia. Os Cafeteros estão invictos há 23 jogos e chegam embalados por oito vitórias seguidas. No cargo desde junho de 2022, o técnico Néstor Lorenzo já conseguiu triunfos sobre Alemanha, Brasil e Espanha.
Com um ataque talentoso, liderado por Luis Díaz, a Colômbia pode sonhar com a liderança no grupo do Brasil e até com o título. Para isso, é necessário acabar com a fama de seleção que dececiona quando as expectativas são altas.
Costa Rica
Ranking da FIFA: 52.º
Técnico: Gustavo Alfaro (ARG)
Craque: Manfred Ugalde (Spartak Moscou)
Melhor desempenho na Copa América: Quartos de final (2001 e 2004)
Projeção: Da geração que chocou o mundo em 2014, não sobrou quase ninguém. O único remanescente é Joel Campbell, ex-Sporting que deve começar no banco, aos 31 anos. Com pouco talento disponível e momento instável, é difícil imaginar a Costa Rica a surpreender num grupo de três adversários superiores.