Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bielsa vs Marsch: um duelo de treinadores com um passado comum no Leeds

AFP
Jesse Marsch sucedeu a Bielsa no Leeds United
Jesse Marsch sucedeu a Bielsa no Leeds UnitedAFP
Quando a passagem de Marcelo Bielsa pelo Leeds United chegou ao fim, em fevereiro de 2022, Jesse Marsch assumiu o seu lugar no centenário clube inglês. No sábado, cruzam-se no comando das seleções do Uruguai e do Canadá à procura do terceiro lugar na Copa América 2024, nos Estados Unidos.

Siga as incidências da partida

"El Loco" Bielsa, de 68 anos, dirigiu o Leeds entre 2018 e 2022, num ciclo bem recordado pelos adeptos de Elland Road, já que levou a equipa à subida para a Premier League.

Com o seu estilo agressivo de pressão sufocante e ataque vertiginoso, o treinador argentino transformou os Pickocks e maximizou o potencial de jogadores como o médio Kalvin Phillips, atualmente no Manchester City.

A sua primeira época levou o Leeds aos play-offs do Championship, falhando por pouco a subida, objetivo que alcançou à segunda tentativa. O clube fundado em 1919 regressou à Premier League após 16 anos de espera.

A primeira época do Leeds de Bielsa na Premier League foi notável, pois terminou em nono lugar com 59 pontos, o maior número de pontos de uma equipa recém-promovida desde a temporada de 2000/01.

Na temporada seguinte, as coisas deram errado, com a ameaça de despromoção, e o clube anunciou a saída do argentino por "mútuo acordo".

Uma demissão amarga

"Esta foi a decisão mais difícil que tive de tomar durante o meu mandato", declarou em comunicado Andrea Radrizzani, então proprietário do Leeds, que este ano vendeu as suas ações ao grupo empresarial americano dos San Francisco 49s da NFL.

"Com Marcelo (Bielsa) como nosso treinador (...), os bons tempos voltaram a Elland Road. Ele mudou a cultura do clube e trouxe uma mentalidade vencedora para todos nós", acrescentou.

O seu substituto foi o americano Jesse Marsch, agora com 50 anos, que conseguiu assegurar a permanência na última jornada com uma vitória por 2-1 sobre o Burnley.

Na temporada seguinte, Marsch não teve o mesmo sucesso, sendo demitido durante uma longa sequência de derrotas que acabou por anteceder o regresso do Leeds ao Championship.

Agora, Bielsa e Marsch voltam a cruzar-se para decidir o terceiro lugar da Copa América no Estádio Bank of America, em Charlotte, Carolina do Norte, um dia antes de Argentina e Colômbia decidirem o campeão na final em Miami.