Colômbia venceu Brasil e Argentina numa eliminatória pela primeira vez na história
A seleção colombiana teve uma jornada quase perfeita na data FIFA. Primeiro, a equipa de Néstor Lorenzo conquistou um valioso empate no Nacional de Lima. Luis Díaz, aos 82 minutos, empatou. Alexander Callens, aos 68 minutos, havia dado a liderança aos Los Incas.
Em seguida, os Cafeteros venceram a Argentina, de forma leve e dentro das proporções do que significou perder a final da Copa América. O Tricolor derrotou a Albiceleste por 2-1. Yerson Mosquera (25'), Nico González (48') e James Rodríguez ('62), de penálti, fizeram a alegria dos adeptos colombianos.
Para além do resultado - que é importante, uma vez que a Colômbia continua em segundo lugar, com 16 pontos - o jogo da equipa foi eficaz, corajoso e estratégico. A Argentina não se sentiu à vontade em campo e levou pouco perigo à baliza defendida por Camilo Vargas.
A boa fase da Colômbia nas eliminatórias para o Mundial-2026 continua. Mais cedo, o tricolor derrotou o Brasil por 2-1 com dois golos de Luis Diaz. Gabriel Martinelli, do Arsenal, havia marcado para a seleção canarinha, que, de outra perspetiva, está a lutar para se encontrar e passa por um momento difícil.
Na Copa América, a Colômbia perdeu a final para a Argentina, venceu o Uruguai por 1-0 com um golo de Jefferson Lerma e empatou 1-1 com o Brasil, em mais um grande jogo de James Rodriguez, um jogador que é inconsistente a nível de clubes, mas que é uma estrela sempre que veste a camisola do seu país.
Já nas eliminatórias, os Cafeteros empataram 2-2 com o Uruguai no Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla. Oliveira e Darwin Núñez marcaram para os Charrúas. James Rodríguez e Mateus Uribe marcaram para os colombianos, que enfrentam a Bolívia em El Alto e o Chile em casa nas jornadas de outubro da qualificação.