Copa América: A Venezuela é a prova de que o dinheiro não significa tudo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa América: A Venezuela é a prova de que o dinheiro não significa tudo

Venezuela contra Jamaica
Venezuela contra JamaicaAFP
Yangel Herrera é o único jogador venezuelano que chega perto dos 30 milhões de de euros em valor de mercado. A Venezuela é a 12.ª equipa com o valor mais elevado da Copa América 2024, à frente apenas do Peru, Panamá, Costa Rica e Bolívia. A diferença de valor entre Salomón Rondón (melhor jogador da Liga dos Campeões da CONCACAF) e Vini Jr. (MVP da Liga dos Campeões) é de quase 158 milhões de euros.

Um novo estudo da Flashscore, líder mundial em estatísticas e resultados desportivos ao vivo, revela o valor de mercado das equipas que participam na Copa América 2024. A pesquisa analisa os custos dos jogadores de todas as equipas que se qualificaram para as finais do torneio mais importante do continente.

O primeiro lugar vai para o Brasil, cuja equipa tem um impressionante valor de mercado de 1,19 mil milhões de euros. Esse número gigantesco significa que o custo desses jogadores supera o PIB de 20 países, de acordo com o FMI.

Vinícius Jr, o mais valioso

O avançado do Real Madrid, Vinicius Júnior, é o jogador mais caro da Canarinha, com um valor de 194 milhões de euros - o equivalente a 13,39% do valor total da equipa. Apesar disso, o jogador eleito o melhor da última Liga dos Campeões só marcou cinco golos oficiais com a camisola do Brasil.

Em segundo lugar está a Argentina, cuja seleção nacional vale 829 milhões de euros. Este valor impressionante coloca a Albiceleste 318,64% acima do valor médio das outras equipas. O jogador argentino mais valioso é Lautaro Martinez, atacante campeão com o Inter de Milão, que está avaliado em 113 milhões de euros, o segundo maior valor entre todos os jogadores do torneio.

Lautaro Martinez
Lautaro MartinezAFP

O Uruguai é o terceiro favorito para vencer a Copa América de acordo com as casas de apostas e está avaliado em 500 milhões de euros, 192% a mais do que a média do torneio. O médio do Real Madrid Federico Valverde é o mais valioso dos Charrúas, com 102 milhões de euros, seguido de Darwin Núñez (71, 5 milhões de euros), o 10º jogador mais caro do torneio.

A Colômbia e o Equador são a quinta e a sexta equipas mais valiosas do torneio, com um valor estimado de 282 milhões de euros e 211 milhões de euros, respetivamente. Duas estrelas da Premier League destacam-se nestas duas equipas: Luis Díaz (77 milhões de euros) e Moisés Caicedo (80, 6 milhões de euros), equivalentes a 26,51% e 38,07% do valor total das respectivas equipas. Estes dois são os únicos jogadores no top 10 com a maior avaliação que não pertencem ao Brasil, Argentina ou Uruguai.

A Venezuela está em 12º lugar, com Yangel Herrera sendo seu jogador mais bem avaliado. É o único Vinotinto que faz parte de uma das equipas do Grupo City e está avaliado em 20 milhões de eurros, o que representa mais de um terço do valor total da seleção venezuelana (38,37%). Vale a pena notar que, de acordo com o Flashscore, Herrera teve uma média de 7,4 pontos por jogo na época passada com o Girona, a classificação mais elevada da sua carreira.

Pese embora os números modestos, a Vinotinto teve uma fase de grupos irrepreensível e pode sonhar com algo mais quando defrontar o Canadá nos quartos de final.