Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa América: Colômbia e a série invicta de 28 jogos que começou após derrota com Argentina

Daniel Muñoz vai falhar a final devido a castigo
Daniel Muñoz vai falhar a final devido a castigoAFP
No dia 1 de fevereiro de 2022, a Colômbia perdeu pela última vez. Na madrugada de domingo para segunda-feira, na final da Copa América 2024, nos Estados Unidos, enfrentará a última equipa a derrotá-la, a Argentina.

Siga as incidências da partida

Nesse dia, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, Lautaro Martinez, na 16.ª jornada da qualificação sul-americana para o Mundial do Catar, selou o jogo com um único golo.

Foi um doloroso revés para os Cafeteros, que perderam por 1-0 e acabaram por ficar de fora do Mundial, apesar de terem encerrado a qualificação de forma positiva com vitórias sobre Bolívia (3-0) e a Venezuela (1-0).

Invencibilidade

Hoje, comandada pelo argentino Néstor Lorenzo, a Colômbia está há 28 partidas consecutivas sem perder (22 vitórias e seis empates).

O antigo recorde de invencibilidade, de 27 partidas consecutivas, foi superado entre 1992 e 1994, sob o comando de Francisco Maturana, com uma geração histórica de jogadores liderada por Carlos "Pibe" Valderrama, Leonel Álvarez, Faustino Asprilla e o falecido Freddy Rincón.

Pacho Maturana e os seus jogadores "deixaram um legado muito importante que é a base de tudo o que vem depois no futebol colombiano. Não se trata de deixar para trás, não se trata de superar, trata-se de acrescentar para que o futebol colombiano possa crescer", disse Lorenzo em conferência de imprensa após a vitória por 1-0 sobre o Uruguai nas meias-finais da Copa América na quarta-feira.

O atual treinador esteve no banco de suplentes em 25 dos 28 jogos da série após assumir o cargo em julho de 2022.

A forma da Colômbia
A forma da ColômbiaFlashscore

Reinaldo Rueda, técnico da Colômbia na derrota com a Argentina antes do Mundial, foi responsável pelos dois primeiros jogos da série invicta, e o técnico interino Héctor Cárdenas pelo terceiro.

Houve momentos brilhantes ao longo do caminho, como a vitória da Colômbia por 2-0 sobre a Alemanha a 20 de junho de 2023 num amigável em Gelsenkirchen, com golos de Luis Díaz e Juan Cuadrado, ou a vitória por 1-0 a 22 de março noutro particular contra a Espanha em Londres, com Daniel Muñoz a marcar o único golo  do jogo.

O recorde de todos os tempos no futebol internacional é detido pela Itália, que ficou invicta em 37 partidas entre 2018 e 2021.

Com Lorenzo, os Cafeteros começam bem a qualificação para o Mundial-2026, que será organizado pelos Estados Unidos, México e Canadá.

A Colômbia está em terceiro lugar na tabela com 12 pontos em seis jogos, atrás apenas da Argentina, que tem 15, e do Uruguai, que tem 13.

Entrou na Copa América no grupo dos favoritos e respondeu em grande estilo, com James Rodriguez a tornar-se numa das estrelas do torneio com um golo e seis assistências.

Os resultados da Colômbia na Copa América
Os resultados da Colômbia na Copa AméricaFlashscore

O fator Messi

Lionel Messi não participou na vitória da Argentina sobre a Colômbia em fevereiro de 2022 devido às sequelas da covid-19. Na altura, jogava pelo Paris Saint-Germain, clube que deixou em 2023 para iniciar a sua aventura na MLS com o Inter Miami.

A Argentina era campeã da Copa América, tinha vencido a edição de 2021 no Brasil, mas a equipa de Lionel Scaloni ainda não tinha atingido o seu apogeu: a vitória no Mundial do Catar.

Há, no entanto, coisas que não mudaram: El Toro Lautaro Martínez, por exemplo, continua a ser forte na área e é o melhor marcador desta Copa América com quatro golos.

Raphael Claus, do Brasil, será o árbitro principal da final em Miami, assim como foi na partida de Córdoba, que resultou na última derrota da Colômbia.