Copa América: Dez jogadores a ter em conta na competição
Terminadas as competições nacionais, a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência, o mundo do futebol vira-se para dois torneios: o Euro-2024 e a Copa América. Os Estados Unidos vão acolher uma competição em que Leo Messi será o ponto central. O campeão do mundo, atualmente a jogar no Inter Miami, impulsionou a imagem da MLS, juntamente com outras estrelas como Luis Suárez, Jordi Alba e Sergio Busquets.
Alguns jogadores a ter em conta
Vinicius Jr- Real Madrid, Brasil
Vencedor da Liga dos Campeões, da LaLiga e da Supertaça, Vinicius Jr. tornou-se o jogador mais perigoso do Real Madrid. A sua força e velocidade permitiram-lhe impor-se no onze inicial merengue, com desempenhos notáveis em jogos de alta pressão. Marcou golos nas duas finais da Liga dos Campeões com a equipa espanhola. Conta com 24 golos e 11 assistências em 2023/24.
Leo Messi - Inter Miami, Argentina
Não faz diferença se joga em Miami, Paris ou Barcelona. O seu talento deslumbra, encanta, empolga. É um ícone para a Albiceleste. O seu desempenho no último Mundial, no Catar, foi extraordinário. Permitiu-lhe transcender no futebol argentino e, após várias finais perdidas, ganhar a admiração e o respeito dos adeptos da seleção nacional. O avançado tem 25 golos e 11 assistências pelo Inter Miami esta época.
Federico Valverde, Real Madrid -Uruguai
O médio tornou-se um dos principais jogadores do Real Madrid. A sua liderança, força física e empenho valeram-lhe a oportunidade de receber a camisola nº 8 diretamente de Toni Kroos. Valverde herdará o número 8 do alemão depois de uma época épica, que incluiu a Liga dos Campeões, a LaLiga e a Supertaça.
Luis Diaz, Liverpool - Colômbia
A Colômbia está invicta há 22 jogos. No fim de semana, os colombianos golearam os Estados Unidos por 5-1 num particular e confirmaram a boa fase com um excelente desempenho de Luis Díaz. O avançado do Liverpool também fez uma grande partida contra a Espanha em Londres, enlouquecendo a defesa da Roja. Na Premier League, apesar de ter tido um bom desempenho, tem sido apontado à saída de Anfield. Era um dos favoritos de Klopp.
Piero Hincapié, Leverkusen - Equador
O defesa-central está a posicionar-se como um dos protagonistas do mercado europeu. O Atlético de Madrid, por exemplo, está a seguir os seus passos depois de uma época de sonho no Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. O equatoriano, titular indiscutível, conquistou a Bundesliga e a Taça da Alemanha, e também espera desempenhar um papel importante para a sua seleção na Copa América.
Rodrygo, Real Madrid - Brasil
Autor de dois golos no empate entre Real Madrid e Manchester City, Rodrygo levantou em Londres o seu segundo troféu da Liga dos Campeões. O brasileiro passou de alternativa a titular nos Blancos. Agora, com a contratação de Kylian Mbappé, discute-se a sua posição de titular e há rumores sobre o seu futuro. Completará um tridente de sonho com Vinicius Jr e Endrick.
Edson Alvarez, West Ham - México
O médio defensivo conquistou o seu lugar no onze do West Ham. No total, fez 31 jogos, marcou dois golos e fez duas assistências. Álvarez caracteriza-se por ser um médio forte e eficaz no jogo aéreo. Além disso, nos Países Baixos, adquiriu uma qualidade técnica importante que lhe permite distribuir a bola com inteligência.
Alexis Sánchez, Inter de Milão - Chile
Um jogador histórico para o futebol sul-americano. Sánchez, bicampeão da Copa América com o Chile (venceu as duas finais contra a Argentina), tem uma das suas últimas chances no futebol internacional. Apesar de ser suplente, teve alguns minutos no Inter de Milão, conquistando um merecido título da Série A.
Renato Tapia, Celta-Peru
O médio assumiu a titularidade do Celta de Vigo. Na Galiza, Tapia chegou a jogar como defesa-central e fez boas exibições. O Celta salvou-se da descida e, sob o comando de Claudio Giráldez, tenta ganhar um pouco mais de estabilidade para a próxima temporada.
Yangel Herrera, Girona-Venezuela
O Girona foi a surpresa da LaLiga. Yangel Herrera chamou a atenção no onze de Míchel. O venezuelano fez algumas exibições impressionantes e conquistou o seu lugar na equipa titular. Com a Vinotinto, subiu no ranking da CONMEBOL e espera levar a Venezuela ao seu primeiro Mundial em 2026.