Leon Bailey não vai à Copa América "por motivos de saúde mental"
"Leon Bailey declarou que está a fazer uma pausa na seleção nacional da Jamaica por motivos de saúde mental e para passar tempo com a família. A sua posição não mudou. Pedimos que respeitem a sua vontade", disse Craig Butler, pai e agente do avançado, nas redes sociais.
Depois, em entrevista na quinta-feira à emissora local CVM, Butler lembrou que já haviam pedido à Federação de Futebol da Jamaica (JFF) para não divulgar nenhum anúncio até que tivessem a confirmação da sua presença, o que acabou por não acontecer.
Craig Butler exigiu mais profissionalismo à JFF, que na quarta-feira publicou nas suas redes sociais a lista dos convocados com o nome do jogador da Premier League. O agente descreveu o incidente como "lamentável".
Em março, Bailey foi suspenso para a meia-final da Liga das Nações da CONCACAF contra os Estados Unidos, depois de ter sido acusado de violar o recolher obrigatório durante o estágio da sua equipa.
Ausente desde novembro
Por essa altura, o avançado deu uma entrevista ao podcast "Let's Be Honest", na qual anunciou a sua decisão de fazer uma pausa e criticou a falta de profissionalismo da sua federação, alegando que esta não tem equipamento adequado ou que teve de reservar os seus voos quando foi jogar pela sua seleção. A instituição rejeitou as acusações.
O selecionador nacional, Heimir Hallgrímsson, não convocou o jogador para os dois jogos de junho das eliminatórias da CONCACAF para o Mundial.2026, onde os Reggae Boyz venceram a República Dominicana (1-0) e Dominica (3-2).
A Copa América começa a 20 de junho e termina a 14 de julho. A Jamaica está no Grupo B do torneio e estreia-se no dia 22 de junho contra o México no Estádio NRG em Houston, Texas. A seguir, enfrenta o Equador e a Venezuela na primeira fase.
Vale lembrar que o país já participou de duas edições da Copa América, no Chile (2015) e no Centenário (2016), e foi eliminado na primeira fase em ambas as ocasiões sem vencer nenhuma partida.