Norte-americano Jesse Marsch assume comando técnico do Canadá para a Copa América
"Marsch entra imediatamente em funções com um contrato até ao final de julho de 2026", informou a Federação de Futebol do Canadá (Canada Soccer) em comunicado.
O treinador vai dirigir a equipa norte-americana na Copa América, que começa contra a campeã Argentina, em Atlanta, a 20 de junho. O Canadá também enfrenta o Peru e o Chile no Grupo A do torneio.
O contrato de Marsch abrange também a Gold Cup da CONCACAF de 2025 e o Campeonato do Mundo de 2026, que o Canadá vai organizar juntamente com os Estados Unidos e o México.
Marsch, 50 anos, estava sem equipa desde que foi despedido pelo Leeds, de Inglaterra, em fevereiro de 2023.
"Esta equipa vai entusiasmar toda a comunidade canadiana. Vamos jogar com força e inspiração e vamos dar tudo por tudo (...) Mal posso esperar para começar", disse o treinador num vídeo em que fala por telefone com Kevin Blue, secretário-geral da Canada Soccer.
Consulte aqui o guia da Copa América
O treinador, que venceu duas ligas austríacas ao leme do RB Salzburgo, substituiu o argentino Marcelo Bielsa como treinador do Leeds em fevereiro de 2022. Depois de salvar a equipa da despromoção da Premier League nessa campanha, Marsch foi demitido em fevereiro de 2023, quando o Leeds se aproximava do fundo da tabela novamente.
Marsch, tricampeão da MLS como jogador, foi um dos principais candidatos ao cargo de seleccioandor dos Estados Unidos no ano passado, tendo a US Soccer optado por recontratar Gregg Berhalter.
Impulsionado por uma das melhores gerações da sua história, liderada por Alphonso Davies (Bayern de Munique), o Canadá regressou recentemente aos grandes palcos internacionais.
Em 2022, a equipa disputou um Campeonato do Mundo pela primeira vez em 36 anos, sob o comando do inglês John Herdman, que se demitiu do cargo em agosto passado para se tornar treinador dos Toronto FC, da MLS.