Futebol de praia: SC Braga anuncia suspensão da secção
"O Sporting Clube de Braga informa os seus sócios e adeptos que decidiu, após devida ponderação, suspender a secção de Futebol de Praia", pode ler-se no comunicado.
A notícia surge de forma chocante no panorama do futebol de praia português, isto porque o SC Braga era a grande referência da modalidade nos últimos anos.
Desde 2012, os bracarenses venceram 24 títulos, entre eles 10 campeonatos nacionais, quatro europeus e dois campeonatos do mundo.
A falta de retorno do investimento terá sido decisiva para a decisão da direção do clube.
"Apesar do grande investimento feito ao longo dos anos, é com mágoa que o Sporting Clube de Braga se vê instado a reconhecer que a modalidade não tem registado, da parte das demais entidades e dos parceiros, a evolução suscetível de garantir a sua competitividade e sustentabilidade, que entendemos estar fortemente comprometida", explica o emblema arsenalista.
"Perante um cenário que o clube considera imcompatível com a firme e reiterada aposta que vinha sendo feita na secção, é forçoso concluir ser inviável a continuidade do investimento, não obstante a motivação e a energia que o Sporting Clube de Braga mantinha intactas relativamente a esta modalidade e à sua promoção", continua.
Grande potência do futebol de praia nacional e internacional, numa modalidade onde não estão Benfica, FC Porto e Sporting, o SC Braga contava com alguns dos principais jogadores da seleção portuguesa, como Rúben Brilhante, Miguel Pintado, Bê e Léo Martins.
Em 2024, o conjunto minhoto venceu as quatro competições em que participou - Supertaça, Euro Winners Cup, Campeonato e Taça de Portugal.