Bas Dost tem uma inflamação no músculo cardíaco e suspende carreira
"Fiz muitos exames nos últimos dias e eles mostraram que tenho um músculo cardíaco inflamado (miocardite)", disse Bas Dost, numa mensagem publicada pelo clube.
"Pode haver várias razões para a inflamação do músculo cardíaco e as consequências podem ser bastante graves, mas tive a sorte de ter sido reanimado com sucesso em campo. Não posso enfatizar o suficiente o quanto estou grato aos médicos do NEC e do AZ pelo seu desempenho adequado em campo", acrescentou o avançado neerlandês de 34 anos, que será submetido a mais exames nos próximos dias.
"Depois disso, vou para casa e tenho de descansar um pouco para recuperar totalmente. Só depois disso é que terei uma ideia mais clara do meu futuro e, a partir daí, poderei falar mais sobre ele. Para já, vou fazer uma pausa no futebol e vou passar os próximos tempos com a minha família. Espero que todos respeitem isso. Voltarei ao Estádio Goffert nos próximos meses", afirmou Bas Dost.
O avançado já esteve no NEC e falou com os seus colegas e membros da equipa técnica, durante o almoço, na quarta-feira.
"Fiquei contente por poder voltar a vê-los e a falar com eles", disse o avançado.
"Expliquei-lhes o que me aconteceu, qual foi a causa e como será o próximo período para mim. Gostaria de sublinhar que a minha inflamação não tem nada a ver com as vacinas. Disse-lhes que tenho confiança na minha recuperação e que vou voltar ao bom caminho. Espero que agora possam voltar a concentrar-se no futebol. Têm de se concentrar nos jogos que aí vêm. Vou ver esses jogos na televisão e encorajar os meus colegas", explicou Bas Dost.
Depois de um período de descanso, o avançado quer contar a sua história com mais pormenores.
"Especialmente para ajudar o mundo do desporto a aprender com o que me aconteceu e para que eu possa continuar a contá-la", disse.
O jogo entre AZ Alkmaar e NEC, que foi interrompido no domingo, será retomado a 6 de dezembro.