Depois do vexame em Roterdão, Ajax precisa de responder contra o duro Twente
O Ajax já está a viver uma época aquém, tendo em conta a última posição em que se encontrava no outono de 2023. Entretanto, sob a liderança do treinador John van 't Schip, a equipa subiu ao quinto lugar da tabela classificativa, mas entretanto essa classificação entre os cinco primeiros está novamente sob forte pressão. Assim, o NEC, o Go Ahead Eagles e o FC Utrecht são os candidatos ao último bilhete europeu para a Holanda.
Nos últimos dez jogos da Eredivisie, o Ajax venceu apenas dois, embora todas as derrotas tenham sido como visitantes, sucessivamente no Heerenveen, AZ e Feyenoord. A goleada de 6-0 do passado fim de semana ainda ecoa na Johan Cruijff ArenA, mas na capital não há tempo para lamentações. É que há um adversário de peso na 30.ª jornada.
O Twente é o próximo adversário do Ajax no campeonato regular e está na metade superior da tabela classificativa. Os Tukkers fizeram uma boa temporada e podem recompensar-se no final com um bilhete para a fase preliminar da Liga dos Campeões , mas mais importante: uma garantia de jogos no novo, e mais lucrativo, formato das provas europeias.
Enquanto o Ajax somou apenas 11 pontos nos últimos 10 jogos, o Twente, comandado pelo treinador Joseph Oosting, tem exatamente o dobro desse número: 22. E se a temporada do adversário de Amesterdão tem sido de altos e baixos, o Twente tem tido um desempenho muito estável. Embora os Tukkers consigam muitos dos seus pontos em jogos em casa, o clube também está em terceiro lugar no ranking virtual de pontos em solo estrangeiro: 23 em 14 partidas fora.