Novo treinador do Ajax cumpre o desejo da sua falecida esposa
A sua mulher faleceu a 10 de outubro, com 55 anos, na sequência de um problema oncológico. O casal esteve casado durante 34 anos e tem dois filhos, a filha Estelle e o filho Davey. Danielle conheceu van 't Schip quando era jogadora juvenil no Ajax. O seu avô, o popular cantor de Amesterdão Willy Alberti, assistia regularmente aos jogos do Ajax em casa. A sogra de Van 't Schip é a popular cantora Willeke Alberti, casada pelo terceiro casamento com o antigo jogador do Ajax e do Bayern, Sören Lerby.
"O Ajax é o meu clube e quero ajudá-lo", afirmou o novo treinador dos campeões em título, que estão no último lugar da tabela da Eredivisie pela primeira vez na história do clube. "A minha mulher apoiou-me nisso. Isso reforçou-me e tornou a decisão mais fácil".
O campeão europeu de 1988, que jogou no Ajax durante onze anos, já tinha ajudado como treinador interino em 2009. Agora assinou um contrato até 30 de junho de 2025, no qual ficou acordado que van 't Schip assumiria um papel na gestão técnica a partir de julho de 2024.
No entanto, não estará presente no jogo em casa, a 17 de dezembro, contra o seu antigo clube, o PEC Zwolle. "O meu filho vai casar-se na Austrália e eu tenho de lá estar, sobretudo depois da morte da minha mulher. Essa foi uma condição nas negociações", afirmou van 't Schip. O seu filho Davey também é jogador de futebol profissional e está a jogar na Austrália, na Victorian Premier League, com o Pascoe Vale FC.
"O Ajax tornou-me grande. Devo muito ao clube", afirmou van't Schip, que é o quinto treinador do tradicional clube no espaço de um ano. No total, ele passou 24 anos no campeão como jogador e técnico. O ideal é levar a equipa mais cara da Eredivisie do último lugar da tabela para o quinto.