Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Play-offs na Eredivisie para as competições europeias a partir de 2026 pode acabar

Go Ahead Eagles ganhou o play-off de acesso ao futebol europeu no final de 2023/2024
Go Ahead Eagles ganhou o play-off de acesso ao futebol europeu no final de 2023/2024Profimedia / BSR Agency / Alamy
A Eredivisie está em suspenso no que diz respeito à realização de play-offs para o futebol europeu. Pode ser que a última edição destes play-offs se jogue no domingo, 25 de maio de 2025. O comerciante Chris Woerts noticiou a vitória dos play-offs no programa Voetbal Inside da RTL.

Embora a KNVB e a Eredivisie ainda não tenham respondido à declaração de Woerts, na sexta-feira à noite, o fim dos play-offs poria termo a um período de 20 anos em que esta sobremesa da Eredivisie garantiu a emoção na liga patriótica de futebol até à última jornada.

Os play-offs foram introduzidos em 2006 e, na altura, contavam com a participação de nada menos do que 12 equipas. Nas últimas décadas, a batalha deslocou-se sobretudo para o último bilhete europeu neerlandês e participaram quatro equipas. Desde há vários anos, a carga de calendário foi reduzida com a realização de apenas um jogo nas meias-finais e na final.

Carga de calendário

O possível desaparecimento dos play-offs teria um grande impacto na tensão da liga. Se a luta pelo campeonato nacional estiver decidida e, semana após semana, as equipas da linha da direita se protegerem formalmente, um grupo intermédio de clubes arrisca-se a jogar os dois últimos meses do campeonato sem perspetivas desportivas. Na fase final, para a maioria dos clubes, as atenções centrar-se-ão, então, apenas na longa classificação televisiva.

É de assinalar que, desde a presente época, dois fins-de-semana do campeonato regular foram sacrificados em prol das meias-finais e finais da Taça KNVB. Além disso, a carga cada vez maior de torneios europeus de clubes e também a expansão do Campeonato do Mundo de Clubes estão a colocar as ligas nacionais sob uma pressão crescente. Consequentemente, há anos que os clubes de topo têm vindo a pedir a redução da Eredivisie para 16 equipas.