Pontos de discussão do futebol europeu: PSV e Real Madrid festejam, Metz enfrenta despromoção
PSV pode ter a melhor época de sempre no campeonato
O PSV Eindhoven conquistou o título da liga neerlandesa a duas jornadas do fim, ao derrotar o Sparta de Roterdão por 4-2, no domingo, e pode agora ser considerada a melhor equipa da história da Eredivisie.
O PSV pode igualar o recorde do Ajax de 1971/72, de 93 pontos numa única época, ajustado para cima, uma vez que nessa altura as equipas só recebiam dois pontos por vitória, mas tem de vencer os dois últimos jogos, contra o Fortuna Sittard e o RKC Waalwijk, para o conseguir.
O PSV terá de vencer os dois últimos jogos, contra o Fortuna Sittard e o RKC Waalwijk, para melhorar a sua atual diferença de golos, que é de +88, e já é melhor do que a do Ajax de há 52 anos, que terminou com +84.
Essa equipa do Ajax também perdeu um único jogo, tal como o PSV esta época, sendo que a única equipa a passar invicta uma época da liga neerlandesa foi o Ajax de 1994/95, embora tenha terminado com 88 pontos.
Real conquista título e Girona garante Liga dos Campeões
Foi um sábado intenso no futebol espanhol, que terminou com duas equipas a comemorar conquistas históricas, depois de Portu ter saído do banco para marcar dois golos e dar ao Girona uma vitória catártica por 4-2 sobre o rival catalão Barcelona.
O resultado significou que o líder Real Madrid, que venceu o modesto Cádiz por 3-0 no sábado, garantiu o recorde de 36.º título da LaLiga, com uma vantagem inatacável a quatro jornadas do fim.
A vitória também garantiu ao Girona uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada, a primeira vez que o clube se classifica para uma competição europeia. O Girona ultrapassou o Barcelona na classificação e tem o controlo do seu próprio destino para garantir um lugar entre os dois primeiros, que o qualificaria para a rentável Supertaça de Espanha na Arábia Saudita.
Metz corre risco de despromoção
O Metz caiu para a 16.ª posição, depois de perder em casa por 3-2 com o Rennes no sábado, o que o deixa numa posição potencial de play-off de despromoção, depois de ter sido promovido no ano passado.
Apesar de uma boa prestação, o Metz, que chegou a estar em vantagem na primeira parte, com golos de Georges Mikautadze e Papa Diallo, não conseguiu fazer nada depois de Benjamin Bourigeaud ter marcado de penálti aos 74 minutos e de um inesperado golo de Arnaud Kalimuendo, nos descontos, que selou a vitória dos visitantes por 3-2.
"Não sei se devo gritar, chorar ou rir. Não posso comentar. Será que vou mesmo falar convosco e dizer-vos o que sinto, o que me vai no coração? Porque se o fizer, compro imediatamente um bilhete para ir ao comité disciplinar", disse o treinador do Metz, Laszlo Boloni, depois de o avançado Georges Mikautadze ter sido expulso aos 90+5 minutos, por chocar com Kalimuendo.
O Metz não conseguiu manter a pressão sobre o Le Havre, também promovido, quando faltam dois jogos para o fim da temporada, e também não conseguiu condenar o Clermont, último classificado da Ligue 2, que perdeu por 4-1 com o AS Monaco.