PSV está a fazer uma época brilhante que pode ser histórica
O PSV é o clube mais invejado dos Países Baixos. Líder incontestado da Eredivisie, é o principal candidato à conquista da Taça (KNVB Beker) e continua vivo na Liga dos Campeões. As hipóteses de sucesso são drasticamente reduzidas nesta última competição, principalmente porque o nível subiu vários patamares, mas o simples facto de chegar aos oitavos de final já é um triunfo - também em termos financeiros.
A equipa está no caminho certo no campeonato, tendo terminado a primeira metade da época com um total de 17 vitórias. Desde logo, é impossível fazer melhor. Este grande desempenho permite-lhes desfrutar de uma situação de sonho e idílica, com 51 pontos na tabela, mais uma dúzia do que o segundo classificado (Feyenoord, que tem 39 pontos). O clube de Roterdão vai precisar de um milagre para se reerguer nos próximos meses.
Em termos de golos marcados, a diferença em relação aos seus adversários mais próximos é muito menor (59 contra 50). Um dos principais responsáveis por isso é Luuk de Jong, que tem 23 no total - 15 deles no campeonato. O antigo jogador do Sevilha, contra o qual marcou no dia 3 de outubro, continua a dar alegrias aos adeptos e está prestes a ultrapassar o seu melhor registo de sempre.
A equipa de Peter Bosz sofreu sete golos (o Ajax, por exemplo, sofreu 32), um elemento fundamental para evitar a derrota. Em termos de jogos oficiais, só perdeu uma vez desde o início da atual campanha, contra o Arsenal no Emirates Stadium (4-0). O próximo desafio continental será contra o Borussia Dortmund nos oitavos de final.