Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Treinador do mês Flashscore: Arne Slot e a vitória que lhe pode ter garantido o título

11Hacks / Filip Novák
Arne Slot, o treinador do Feyenoord
Arne Slot, o treinador do Feyenoord Profimedia
Arne Slot é um nome estabelecido na Eredivisie, mesmo que ainda não tenha conquistado um troféu com o Feyennoord. Está cada vez mais perto depois de um muito bem-sucedido mês de março em que seguiu para os quartos de final da Liga Europa, está nas meias-finais da Taça dos Países Baixos e venceu o Ajax na Johan Cruyff Arena. Este resultado importante prolongou a série de invencibilidade da equipa de Roterdão na Eredivisie para 19 jogos, mas vamos começar pelo início.

No primeiro dia de Março, o Feyenoord jogou em casa do Heerenven e pela margem mínima graças a um golo de Gimenéz ao minuto 80. No jogo seguinte, também conseguiram vencer o Groningen por 1-0, mas desta vez dominaram a partida e só não conseguiram um resultado ainda mais dilatado devido a falhas na finalização. No que toca aos golos esperados (xG), o jogo acabou com um 2,9 vs 0,2. A isto seguiu-se uma grande exibição e um empate contra o Shakhtar Donetsk no primeiro jogo dos oitavos de final da Liga Europa e depois uma vitória caseira contra o Volendam.

Mas grandes coisas estavam para acontecer no fim do mês. A receção ao Shakhtar Donetsk terminou com uma goleada que permitiu seguir em frente nas competições europeias. Dos 10 remates enquadrados, sete acabaram no fundo das redes à guarda de Trubin e, com a exceção de um penálti, todos foram remates de média/longa distância. A confiança ganha foi importante para um dos jogos mais importantes da época.

Jogo de título?

Espanha tem o El Clássico com Real Madrid e Barcelona, os Países Baixos têm o Klassieker entre os dois maiores clubes das duas maiores cidades. O Feyenoord chegou a Amesterdão com um registo pouco feliz, uma vez que não ganhavam na capital desde 2005. O Ajax somava 14 vitórias nos 16 jogos que daí decorreram e conseguiram nove jogos sem sofrer golos. 

Mais importante, contudo, era o que estavam jogo numa partida que podia colocar qualquer uma das equipas em rota para conquistar o título. O Ajax somava sete vitórias consecutivas e voltava a estar dentro da luta pelo troféu. Em caso de derrota, o Feyenoord mantinha uma hipótes de 48% de conquistar a Eredivisie, mas a vitória colocava o conjunto de Amesterdão com 90%...

O plano

Ambos os treinadores tiveram uma abordagem semelhante. Nomeadamente, impedir o adversário de jogar pelo interior, esperar pelo erro, recuperar a bola e partir para o contra-ataque. Foi desta forma que Orkun Kokcu ganhou a bola ao minuto 5 e na saída rápida, Bassey perdeu a noção com Gimenez a colocar o Feyenoord em vantagem. O Ajax elevou o nível de jogo e conseguiu igualar com uma bola parada, que ajudou Heiting a encontrar forma de superar um meio-campo povoado e numa luta intensa.

A resposta foi apostar no jogo direto. A bolas longas, especialmente para Berwijn funcionaram bem. As duas primeiras tentativas não resultaram em golo, mas é caso para dizer que foi por pouco, sobretudo na segunda - Quilindschy Hartman salvou o golo no último momento.

Aproveitemos então para falar de Hartman. Só recentemente é que conseguiu um lugar no onze titular - estreou-se pela equipa principal esta época. Olhando para os dados está a destacar-se ofensivamente e defensivamente e depois da saída de Malacia para o Manchester United, o Feyenoord volta a encontrar um lateral com muito potencial. Contudo, neste jogo Hartman foi encarregado de marcar a maior arma ofensiva do Ajax, Mohammed Kudus que jogou na faixa direita do ataque, e teve dificuldades. Aos 17 minutos recebeu um cartão amarelo e no minuto 23 foi avisado após falta sobre o internacional ganês. Foi então que Arne Slot utilizou um dos seus pontos fortes - reagir ao que jogo lhe dá. Substituiu Harman minutos depois, apesar de ter visto o jovem salvar um golo que parecia certo.

Hartmann, um dos destaques do Feyenoord
Hartmann, um dos destaques do FeyenoordFlashscore

Ainda assim, o Ajax continuou a aproveitar o jogo direto e chegou à vantagem com Bergwijn a trabalhar a bola nas costas da defesa e a assistir Tadic que converteu com um remate por entre as pernas de Hancock.

A reviravolta

Esta época, o Feyenoord está no primeiro lugar, a par com o Rangers, de pontos conquistados em jogos em que estiveram a perder (21 no total). O problema do jogo direto foi resolvido com a equipa a ser mais ativa e a controlar melhor a bola, nomeadamente om os centrais Hancko e Trauner a melhorarem bastante a distribuição na segunda parte. Deixaram de jogar pelo seguro e começaram a optar por passes mais arriscados, queimando linhas e encontrando Wieffer e Kokcu.

Foi assim que o Feyenoord restabeleceu a igualdade aos 51 minutos. Depois de vários passes menos conseguidos, Hancko trocou a bola duas vezes no lado esquerdo e fez um passe simples para a direita, onde Jahanbakhsh apareceu a rematar ao primeiro poste, para Szymanski depois finalizar. A mudança de plano funcionou e na segunda parte o Ajax só conseguiu quatro remates quando comparado com os 10 na lista do Feyenoord.

Um canto ensaiado garantiu a vitõria à equipa de Arne Slot - o melhor jogador em campo, Kokcu enviou uma bola ao primeiro poste, Hancko deu um toque e Geertruida celebrou o centésimo golo com o Feyenoord com um golo.

Com apenas 22 anos, Kocku tem sido essencial na campanha do Feyenoord. É um típico construtor de jogo que pode atuar em terrenos mais recuados, mas que tem uma inteligência ofensiva acima de média. É o tipo de jogador que recebe a bola e tenta quebrar linhas com passes no bloco adversário ou vira de imediato o jogo para o outro lado do campo.

Os nossos dados mostram que Kokcu consegue criar lances de perigo através da zona 14, a área mais central em frente do meio-campo adversário e os pontapés de canto também são importantes, como ficou comprovado diante do Ajax. Em modelos que avaliam a contribubição da capacidade de passe do jogador em determinadas áreas do campo, Kocku aparece sempre no topo. Ao mesmo tempo tem um excelente controlo de bola e consegue mover o esférico com condução em corrida.

As valências de Kocku
As valências de KockuFlashscore