A história do Euro: como nasceu e como evoluiu o Campeonato da Europa?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A história do Euro: como nasceu e como evoluiu o Campeonato da Europa?

A Taça Henri Delaunay para o vencedor do Campeonato da Europa em frente à Porta de Brandenburgo, em Berlim
A Taça Henri Delaunay para o vencedor do Campeonato da Europa em frente à Porta de Brandenburgo, em BerlimProfimedia
Na noite de sexta-feira, 14 de junho, o 17.º Campeonato Europeu de Futebol terá início com um jogo entre a Alemanha e a Escócia na Allianz Arena, em Munique. Os italianos defendem a medalha de ouro no Euro, mas, historicamente, a equipa mais bem sucedida é a do país anfitrião - total de nove medalhas no Campeonato da Europa. Como é que o torneio, que é aguardado com expetativa por todo o mundo futebolístico, surgiu e como é que mudou ao longo da história?

Os dez campeões

Nas 16 edições, um total de 35 seleções nacionais passaram pela fase de qualificação. Dez delas conseguiram vencer o torneio. A Alemanha venceu em 1972, 1980 (ambas como Alemanha Ocidental) e 1996 (já como República Federal da Alemanha reunificada). A Espanha somou o mesmo número de vitórias, em 1964, 2008 e 2012, tornando-se a única equipa a defender o seu título europeu.

Por duas vezes, os franceses (1984 e 2000) e os italianos (1968 e 2020) foram campeões europeus. Portugal (2016), Grécia (2004), Dinamarca (1992), Países Baixos (1988), a então Checoslováquia (1976) e a atual ex-União Soviética (1960) têm uma vitória cada.

O Euro é disputado de quatro em quatro anos, sempre a meio do ciclo do Campeonato do Mundo, que também dura quatro anos. A única exceção foi o último Euro, que foi adiado um ano em relação ao verão de 2020 devido à pandemia de COVID-19. Embora se tenha realizado em 2021, manteve a marca Euro-2020 por razões de marketing.

O primeiro Campeonato da Europa realizou-se em 1960, em França, onde teve origem a proposta de realizar um torneio de futebol entre nações europeias.

Da Grã-Bretanha à Europa Central

Já existiam vários torneios internacionais de futebol na Europa. Nas Ilhas Britânicas, os ingleses, escoceses, galeses e irlandeses (ou irlandeses do norte) competiam entre si num torneio chamado British Home Championship. Este campeonato foi criado em 1884. É a competição internacional de futebol mais antiga do mundo. Na Europa continental, a Taça Internacional da Europa Central realiza-se desde 1927, entre as formações da Áustria, Hungria, Itália, Checoslováquia, Suíça e Jugoslávia.

A ideia de um torneio de futebol pan-europeu foi proposta pela primeira vez por Henri Delaunay, secretário-geral da Federação Francesa de Futebol, já em 1927, mas o primeiro campeonato continental só foi lançado em 1958, três anos após a morte de Delaunay. Esta é uma das razões pelas quais o troféu tem o seu nome.

O primeiro campeonato europeu começou efetivamente em 1958, o que não é um erro tipográfico, já que a qualificação foi disputada em formato de eliminatória, entre 17 equipas, com a ausência de gigantes europeus. Inglaterra, Países Baixos, Alemanha Ocidental ou Itália foram alguns dos que não participaram, porque votaram contra a criação de um campeonato europeu.

Os participantes no torneio disputaram primeiro os oitavos de final (e, devido ao número de 17 equipas, houve um jogo da fase preliminar) e depois os quartos de final. Todos estes jogos foram disputados num sistema de dois jogos casa-fora entre 1958 e 1959. Os vencedores foram as quatro equipas finalistas que participaram numa final-four em Paris e Marselha (pode ler mais sobre essa edição aqui).

Embora a Europa seja considerada o berço do futebol, a maioria dos outros continentes tem os seus campeonatos há mais tempo. A Copa América, na América do Sul, por exemplo, remonta a 1916, a Taça da Ásia foi realizada pela primeira vez em 1956 e a Taça das Nações Africanas em 1957.

Só a Taça de Ouro da CONCACAF, ou seja, o campeonato dos países da América do Norte, da América Central e das Caraíbas, foi instituída mais tarde, em 1963.

E porque é que a Europa esperou tanto tempo para ter o seu campeonato continental? Uma das principais razões prende-se com as relações muito complicadas entre os Estados europeus no período entre guerras e, evidentemente, em tempo de guerra, o caos organizativo (a UEFA só foi fundada em 1954), a má situação económica de toda a Europa após a II Guerra Mundial, mas também a tradicional reticência das associações de futebol britânicas, que queriam manter os seus campeonatos e não queriam embarcar em projetos conjuntos com nações do continente europeu.

Assim, a concretização da ideia do pai fundador francês, Henri Delaunay, foi sendo adiada e adiada. Só se concretizou mais de 30 anos mais tarde.

Simplesmente, o Euro

As duas primeiras edições (1960, 1964) foram realizadas sob o nome de Taça das Nações Europeias e, em 1968, o torneio passou a chamar-se Campeonato Europeu, que cada país traduz à sua maneira (por exemplo, em Espanha, o torneio chama-se Eurocopa). Desde o campeonato de 1996, a UEFA introduziu o acrónimo de marketing "Euro". O nome oficial de todos os torneios desde então é "UEFA Euro (ano)".

Para além do nome, o sistema do torneio e o número de participantes têm mudado ao longo da história. De 1960 a 1976, o torneio final era apenas entre quatro equipas e incluía apenas duas meias-finais, uma final e um jogo de atribuição do terceiro lugar. A partir de 1980, a fase final passou a ter oito equipas e, desde esse ano, passou também a existir uma regra segundo a qual o país anfitrião se qualifica automaticamente (exceto no Euro-2020, que se realizou em vários países).

Foi também no Euro-1980 que o formato foi disputado com fase de grupos. Até então todo o torneio era disputado exclusivamente por eliminatórias. Nesse mesmo ano, o jogo do terceiro lugar foi disputado pela última vez. Quatro anos mais tarde, as medalhas de bronze foram entregues pela primeira vez aos dois semifinalistas derrotados.

O Euro-1996 foi o primeiro a ser alargado a 16 participantes. Até então, era mais fácil para as seleções europeias qualificarem-se para o Campeonato do Mundo, onde 14 equipas do Velho Continente jogaram de 1982 a 1990.

Desde 2016, o número de participantes na fase final aumentou para 24 equipas, à qual chegam através de um processo de qualificação (que também mudou de uma versão eliminatória para um sistema de grupos).

Quem será o próximo campeão europeu? Irá a Alemanha conquistar o 4.º título em casa? Haverá um novato entre os medalhados? Siga o UEFA EURO 2024 no Flashscore.