A presença de Hagi na pré-convocatória da Roménia suscita polémica
O nome de Ianis Hagi aparece na pré-convocatória de Edi Iordănescu de jogadores convocados para a seleção nacional. Isto pese embora somar apenas 34 minutos em jogos oficiais esta época pelo Rangers.
Têm sido muitas as reações no espaço público relativamente às escolhas do selecionador, e todas a criticar a presença de Hagi. Recentemente, o antigo internacional Dănuț Lupu, que jogou em equipas de clubes como o Dinamo e o Rapid de Bucareste, considera que Ianis Hagi não devia estar na seleção nacional, dado que o médio tem poucos minutos jogados pelo Rangers.
"Não creio que, neste momento, possamos dizer que a seleção nacional está dependente de Ianis Hagi. De qualquer forma, ele não tem jogado ultimamente, é um jogador que só pode ajudar a seleção nacional se jogar pelo seu clube. Respeito o Hagi, o que ele faz pelo Ianis como pai, mas o filho também tem de compreender que não se pode ser chamado à seleção nacional enquanto não se jogar no clube", disse Dănuț Lupu para a iAM Sport.
O antigo médio acredita que um possível ingresso de Hagi "estragaria toda a atmosfera" no balneário da seleção.
"Ianis também fez a declaração que fez contra o treinador, a seleção pode ajudá-lo chamando-o, mas não para jogar como titular. Isso arruinaria todo o ambiente da seleção nacional. Eu dava-lhe um conselho. Onde não me queriam, eu ia-me embora. Seria normal que ele saísse. Não sei porque é que ele quer ficar, porque é que ele fica. E se vai ficar, porque é que fez a declaração que fez. Antes de se lesionar, era um jogador importante, teve o azar de se lesionar", concluiu Lupu.
Hagi ficou, inclusive de fora da lista do play-off da Liga dos Campeões do treinador Michael Beale no duelo com o Rangers. A decisão do selecionador inglês surgiu pouco depois de Hagi ter manifestado a sua insatisfação por ter tido muito poucos minutos em Ibrox.
A Roménia retoma a campanha de qualificação para o Euro 2024 no início de setembro, com dois importantes jogos em casa contra Israel, a 9 de setembro, e Kosovo, a 12 de setembro. Ambos os jogos serão disputados na Arena Nacional.