Alemanha arranca estágio para o Euro-2024 ainda com plantel incompleto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alemanha arranca estágio para o Euro-2024 ainda com plantel incompleto

Julian Nagelsmann viu de perto alguns dos seus jogadores na final da Taça da Alemanha
Julian Nagelsmann viu de perto alguns dos seus jogadores na final da Taça da AlemanhaAFP
A seleção da Alemanha está a iniciar o seu estágio para o Campeonato da Europa. No entanto, Julian Nagelsmann ainda tem de prescindir de algumas das suas estrelas.

Quando a equipa da Alemanha chegou ao Spa & Golf Resort Weimarer Land, Julian Nagelsmann já se tinha mudado há muito para o seu quarto no hotel de luxo. No final da tarde, o selecionador nacional chegou de carro com a sua família.

Há muito tempo que o desejo de conquistar o título já não o acompanhava.

"Estava a pensar no dia 14 de julho nas bancadas", disse Nagelsmann à margem da final da Taça da Alemanha, no sábado à noite, em Berlim. 50 dias depois do triunfo do Leverkusen, a final do Campeonato da Europa também terá lugar no Estádio Olímpico.

Mas Nagelsmann ainda tem muito trabalho a fazer até lá. Este domingo, reuniu a maior parte do seu plantel provisório de 27 jogadores para um treino em Blankenhain, na Turíngia, embora o guarda-redes Manuel Neuer estivesse ausente devido a uma infeção.

"Não temos muito tempo. Vamos tentar treinar as mesmas coisas que treinámos antes dos dois últimos jogos", disse Nagelsmann à margem da final da Taça.

Na segunda-feira, o plantel d Alemanha dá início à contagem regressiva para o Euro-2024 com um treino público no Campo Esportivo Ernst Abbe, em Jena, diante de cerca de 15 mil adeptos, mas Nagelsmann não conseguiu receber todos os jogadores.

Pouco tempo para aquecer a equipa principal

O capitão Ilkay Gündogan e Marc-Andre ter Stegen ainda estão em ação com o Barcelona na noite deste domingo. Florian Wirtz, Jonathan Tah e Robert Andrich, bicampeões do Leverkusen, provavelmente só se juntarão à equipa na quarta-feira, após os festejos.

O selecionador nacional também terá de prescindir dos finalistas da Liga dos Campeões, Toni Kroos, Antonio Rüdiger, Niclas Füllkrug e Nico Schlotterbeck, para o jogo internacional contra a Ucrânia, em Nuremberga, a 3 de junho. Resta saber quando é que Neuer poderá viajar.

"Para começar, ainda temos um plantel reduzido", disse o treinador de 36 anos.

Mas o selecionador quer "integrar todos gradualmente". Além disso,"é sempre melhor quando os jogadores chegam à seleção nacional com êxitos".

No entanto, Nagelsmann convocou a curto prazo os internacionais sub-21 Brajan Gruda e Rocco Reitz para garantir um processo de treino perfeito.

A equipa da Alemanha estará a preparar-se em Blankenhain até sexta-feira. Um campo de golfe perfeitamente preparado, uma grande área de bem-estar com duas piscinas e quartos confortáveis num local tranquilo - na receção deste domingo, a equipa encontrou as melhores condições.

"A estância, com as suas instalações de treino internas, impressionou-nos com as suas ótimas condições de campo e opções de regeneração, bem como com as suas infra-estruturas compactas em geral", elogiou o selecionador nacional.

O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, também vai poder ver isso com os seus próprios olhos. O chefe de Estado visitará a equipa nacional na quarta-feira à tarde e conversará com os jogadores.

"Espero que possamos inspirar o país com os nossos jogos", disse Nagelsmann, tendo em vista o torneio em casa que começa em 14 de junho.

Quartel-general da Turíngia foi escolhido de propósito

A federação da Alemanha escolheu deliberadamente a região de Weimar como sede do torneio.

"O Campeonato da Europa não deve ser disputado apenas nas dez sedes do Euro-2024, mas em toda a Alemanha. Será um Campeonato da Europa para todos", afirmou Rudi Völler.

"Estamos a levar deliberadamente a seleção nacional para o leste da Alemanha. Estamos ansiosos por ver os nossos adeptos na Turíngia", acrescentou o diretor desportivo da DFB.

Durante a entrega do troféu ao Bayer Leverkusen, o ídolo do clube, Völler, derramou lágrimas de pura felicidade nas bancadas - algo que também se repetirá no dia 14 de julho.