Análise do Euro-2024: quem chega à final e quem vence os grupos, de acordo com o ranking
Os grupos ainda não estão totalmente completos, com três vagas a serem ocupadas pelos três vencedores dos play-off, mas atribuímos, igualmente, essas vagas à equipa de cada play-off que está mais bem classificada no ranking da FIFA.
Fizemos o mesmo para determinar quem serão os quatro melhores terceiros classificados que avançam para os oitavos de final, escolhendo as quatro equipas mais bem classificadas no ranking mundial que não sejam uma das duas equipas mais bem classificadas do seu grupo.
Se todos os jogos a eliminar do Euro-2024 forem ganhos pela seleção mais bem classificada do ranking da FIFA, é assim que o Euro-2024 se vai desenrolar.
Para que conste, as classificações mundiais não foram utilizadas para determinar os potes para o sorteio - foram baseadas nos registos de qualificação.
Talvez a maior conclusão da nossa simulação seja que a França e a Inglaterra, as duas favoritas do torneio, acabarão no mesmo lado do sorteio, se ambas ganharem os seus grupos. Por isso, os dois países mediriam forças nas meias-finais e não na final.
A Bélgica, que poderá defrontar a Croácia num emocionante jogo dos oitavos de final, também estará nessa metade se vencer o seu grupo, o que significa que é muito provável que as três equipas europeias mais bem classificadas no ranking mundial se encontrem do mesmo lado do grupo.
Isto criaria uma grande oportunidade para uma equipa que ficasse na outra metade do sorteio chegar à final. Os Países Baixos serão, muito provavelmente, a seleção mais bem classificada desse lado, mas, tendo em conta o seu passado recente, Portugal será talvez a mais forte.
A anfitriã Alemanha ficará aliviada ao saber que poderá evitar a França e a Inglaterra até à final, se conseguir vencer o seu grupo, mas o seu percurso não deverá ser fácil, com um confronto nos oitavos de final com a Dinamarca, e um jogo nos quartos de final com a Espanha.
Longe dos pesos-pesados, a Ucrânia tem hipóteses de escapar ao seu grupo se vencer os jogos do play-off, enquanto a Turquia poderá chegar aos oitavos de final pela primeira vez desde 2008.
Em suma, seria um trajeto que colocararia frente a frente as duas seleções mais fortes do torneio, França e Inglaterra, nas meias-finais, o que significa que Espanha, Portugal, Alemanha e Países Baixos têm muito mais hipóteses de chegar à final do que se poderia esperar.
Apesar de termos baseado a nossa simulação no ranking mundial oficial da FIFA, não se pode descartar a possibilidade de um outsider emergir de um dos grupos e ir longe no torneio. Afinal, os rankings interessam mas não dizem tudo.