Análise: Geórgia com as esperanças depositadas em Kvaradona
Qualificação e sorteio
Os georgianos foram ultrapassados pela Espanha e pela Escócia na qualificação para o Campeonato da Europa. Contudo, como venceram um dos grupos da Divisão C da Liga das Nações, tiveram direito a um play-off com os outros primeiros classificados. Aí eliminaram primeiro o Luxemburgo e em seguida a Grécia, na marcação de grandes penalidades.
No Euro-2024, a Geórgia vai começar no Grupo F, onde mede forças com Portugal, a República Checa e a Turquia.
Willy Sagnol
A maior estrela está no banco. Willy Sagnol, antigo jogador do Bayern, é o treinador da seleção nacional da Geórgia desde 2021 e conduziu a equipa à sua primeira participação no Europeu.
O nome de Sagnol encaixa perfeitamente no país: 10 jogadores da sua equipa do Euro têm apelidos terminados em wili. Na Geórgia, esta palavra significa "filho de" e é frequentemente utilizada para designar o apelido do pai. No primeiro jogo de sempre da Geórgia no Campeonato da Europa, os vice-campeões do mundo de 2006 e os seus "Wilis" vão defrontar a Turquia em Dortmund, a 18 de junho.
Amor pelo Friburgo
O amor pela Bundesliga é grande na Geórgia, mas, apesar do passado do Bayern de Sagnol, não é pelo histórico campeão que muitos corações batem ali. Durante anos, o Friburgo foi, de certa forma, a primeira porta de entrada dos profissionais georgianos no futebol alemão.
"Levan Kobiashvili, Levan Zkitishvili e eu fomos dos primeiros a dar o salto para a Bundesliga depois da independência da Geórgia e todos eles foram para o Friburgo. Foi assim que muitos adeptos entraram em contacto com o clube há alguns anos", explicou.
Com este trio, mais Giorgi Kiknadze e Sasa Samtaradze, foram cinco os georgianos que jogaram no Friburgo na época de 2001/02, sob o comando do treinador ícone Volker Finke. Kobiashvili, em particular, deixou a sua marca na Alemanha com um total de 351 jogos na Bundesliga pelo Friburgo, Schalke 04 e Hertha BSC. Jogou um total de 100 jogos internacionais pela Geórgia e é atualmente presidente da associação nacional de futebol (GFF).
Estrela ascensão
Com o jovem Khvicha Kvaratskhelia, Sagnol tem uma estrela internacional no seu plantel. O jogador de 23 anos foi uma das figuras do Nápoles que venceu o título na temporada passada. No entanto, nesta temporada, Kvaratskhelia caiu, tal como a restante equipa, e tem agora o Europeu para voltar à ribalta.
Juntamente com Budu Zivzivadze, do Karlsruher SC, e Giorgi Chakvetadze, antigo jogador do Hamburgo, é um dos poucos nomes conhecidos do plantel e a grande esperança para a primeira missão da sua equipa na Europa.