Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Lamine Yamal e Inglaterra lideram em termos de impacto mediático no Euro-2024

Yamal, em ação contra a Inglaterra
Yamal, em ação contra a InglaterraProfimedia
O torneio na Alemanha correspondeu às expectativas: futebol ao mais alto nível, multidões de adeptos e, quase sem exceção, um ambiente sensacional nas cidades anfitriãs. A Espanha foi merecidamente coroada campeã, mas também se pode dizer que a Alemanha finalmente apresentou aos seus adeptos um espetáculo no seu esplendor.

Algo que, naturalmente, foi celebrado nas redes sociais: pela UEFA, pelas federações, pelos jogadores e pelos adeptos. No entanto, o Flashscore também seguiu os números no mundo virtual durante o Euro-2024. Juntamente com os reputados analistas de dados da Result Sports, lançamos luz sobre os factos, números e dados-chave dos perfis das redes sociais das federações e jogadores participantes.

Lamine Yamal faz sombra a todos

O jovem de 17 anos não só foi eleito o melhor jogador do torneio, como também multiplicou a sua presença nas redes sociais. Em quatro semanas, Lamine Yamal ganhou uns incríveis 13 milhões de seguidores. Com um total de quase 25 milhões de seguidores, isto representa um aumento de cerca de 52%. Com 15 milhões, o Instagram é o canal mais forte de Yamal nas redes sociais, seguido do TikTok com nove milhões.

Mario Leo,diretor-executivo da Result Sports, está impressionado com o fenómeno que é Yamal: "Um talento excecional. Vai dar grandes saltos nodesenvolvimento, porque tem um enorme potencial aos 17 anos. Nem mesmo Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estavam prontos com essa idade. O mesmo se aplica às redes sociais. Beneficia também do enorme efeito multiplicador dos meios de comunicação social, o que lhe garante um impulso extra durante o Campeonato da Europa".

"Se tudo continuar a correr bem, Yamal poderá atingir o nível de Ronaldo e Messi em termos desportivos, mediáticos e de marketing. Ainda há um longo caminho a percorrer. Mas o potencial está lá, sem dúvida, e para o Mundial-2026 será muito mais fácil avaliar onde o seu caminho o levará", apontou.

Benefícios para Mbappé e CR7

Em termos de aumento de alcance durante o Euro, dois jogadores consagrados permanecem em segundo e terceiro lugar com Kylian Mbappé (+6,2 milhões de seguidores) e Cristiano Ronaldo (+5,4 milhões de seguidores). O capitão da seleção portuguesa continua a ser a métrica em termos de seguidores. Em todos os perfis, mais de 917 milhões de pessoas seguem a estrela portuguesa.

Principais jogadores
Principais jogadoresFlashscore

inglês Jude Bellingham tem 3,3 milhões de novos seguidores, 3,15 milhões dos quais só na conta do Instagram. No entanto, isso coloca-o em quinto lugar no ranking porque - surpreendentemente - o alemão Joshua Kimmich também registou um enorme aumento de seguidores, de 3,4 milhões. Um detalhe interessante em relação aos outros jogadores mencionados: o aumento do alcance de Kimmich foi principalmente no Facebook, onde ganhou 3,3 milhões.

Inglaterra mais perto da França

Entre as nações participantes, os Três Leões emergiram como o vencedor das redes sociais no Euro da Alemanha. Os ingleses registaram um aumento de 4,8 milhões de seguidores. Isto significa que 43,4 milhões de pessoas seguem agora os perfis da Federação Inglesa de Futebol. Só a França tem mais seguidores nas redes sociais, com cerca de 51,8 milhões, e registou um aumento de 1,9 milhões durante o Euro-2024.

No entanto, Mario Leo também presta homenagem às nações mais pequenas pelo seu desempenho desportivo e mediático no verão de 2024:

"As nações que disputaram um torneio bem sucedido ou surpreendente também beneficiaram das redes sociais durante o Euro. Entre elas contam-se a Suíça, a Espanha, a Inglaterra e os Países Baixos, bem como a Geórgia, a República Checa, a Áustria e a Eslováquia. Estes países aumentaram o seu número de seguidores em percentagens de dois dígitos", contou.

"Como se pode ver, os efeitos multiplicadores dos Campeonatos da Europa são enormes. Neste caso particular, os efeitos multiplicadores são a imensa cobertura em direto e on demand na televisão, na rádio e na imprensa escrita. Por conseguinte, é possível dar saltos de crescimento muito grandes num período de tempo relativamente curto", acrescentou.

Principais países
Principais paísesFlashscore

A Geórgia deixou o seu potencial por explorar. Os canais das redes sociais da Federação Georgiana de Futebol continuaram a ser utilizados na língua nacional durante o torneio. Mario Leo está surpreendido: "Estrategicamente, teria sido melhor publicar em inglês para alcançar ainda mais pessoas a nível internacional".

Outra novidade deste Campeonato da Europa foi o facto de os seguidores dos jogadores e das associações nacionais se terem tornado consideravelmente mais globalizados. Portugal ganhou cerca de dois milhões de seguidores durante o torneio, dos quais cerca de 70% são adeptos internacionais. Leo refere-se a esta evolução como "seguidores fluidos", em que os seguidores dos perfis dos jogadores têm também uma influência crescente nos perfis das federações nacionais.

UEFA com um crescimento recorde

Apesar de todos os elogios a Yamal e dos impressionantes aumentos de alcance dos jogadores e das federações nacionais, Mario está particularmente impressionado com o desempenho da UEFA e dos adeptos.

"Fora do relvado, é claro que os adeptos neerlandeses desempenharam um papel importante com a sua canção da esquerda para a direita, mas também os gaiteiros escoceses em Munique, o saxofonista alemão e os adeptos austríacos com a sua canção engraçada sobre a Deutsche Bahn. Tudo momentos engraçados que foram também embalados e comunicados em histórias e publicações nos perfis das associações nacionais. Isto faz com que os adeptos se sintam reconhecidos", explicou.

"Achei fantástico que as federações não se tenham concentrado apenas nos jogos, mas que tenham celebrado toda a experiência do evento nos seus canais das redes sociais", vincou.

"Em termos dos jogos, a colaboração entre a UEFA e as federações foi fantástica. As imagens de vídeo e as fotografias não só ficaram disponíveis muito rapidamente, como também foram entregues com uma qualidade muito elevada. Isto permitiu a todos os envolvidos contar grandes histórias em tempo recorde. Por isso, o maior vencedor é a própria UEFA, que conseguiu atrair uns incríveis 22 milhões de novos seguidores para os perfis nas redes sociais, um aumento de 26% em quatro semanas", analisou o especialista.

Metodologia: A Result Sports analisou dados exaustivos dos canais das redes sociais da UEFA e dos canais das nações e jogadores participantes. Os dados foram analisados de 12 de junho de 2024 a 16 de julho de 2024.