Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Portugal ainda precisa de Cristiano Ronaldo na frente?

Florens Kolkmann / Opta Data Insights
Poderá Ronaldo continuar a ser o homem principal de Portugal?
Poderá Ronaldo continuar a ser o homem principal de Portugal?AFP
Uma das questões mais prementes que o futebol português enfrenta antes do início da campanha para o Euro-2024 é se a seleção nacional deve continuar a contar com Cristiano Ronaldo como titular na frente de ataque. Aos 39 anos, Ronaldo continua a ser um dos jogadores mais reconhecidos e celebrados do mundo. No entanto, as exigências do futebol de alta competição e os inevitáveis efeitos do envelhecimento levantam dúvidas sobre a sua capacidade de manter o máximo rendimento.

Apesar da idade, Ronaldo teve outra época muito produtiva em 2023/24, marcando 35 golos e 11 assistências em 31 jogos pelo Al-Nassr na Arábia Saudita. O afluxo de talentos durante a janela de transferências do último verão elevou o nível da Saudi Pro League, o que reforça a proeza de Ronaldo como goleador. Afinal, apenas um outro jogador da liga conseguiu marcar mais de 20 golos em 2023/24 - o antigo avançado do Fulham e jogador de 29 anos Aleksandar Mitrovic (28 golos e 5 assistências).

Tanto Ronaldo como Mitrovic foram os pontos centrais dos ataques dos respectivos clubes, que terminaram a época em primeiro (Al Hilal de Mitrovic) e segundo (Al Nassr de Ronaldo) lugar, respetivamente. Era de esperar que os dois avançados das duas primeiras equipas do campeonato tivessem uma palavra a dizer na corrida pelo título de melhor marcador.

Os números de Cristiano Ronaldo
Os números de Cristiano RonaldoFlashscore

Mas Ronaldo não só tem estado em grande forma no clube, como também tem sido a força motriz por detrás da qualificação impecável de Portugal(10 jogos, 10 vitórias) para o próximo Campeonato da Europa - um feito que nenhuma outra nação conseguiu nesta época.

Marcou mais do que um golo em quatro jogos de qualificação para o Campeonato da Europa, um feito só alcançado pelo belga Romelu Lukaku (também em quatro jogos), que é também o único jogador a marcar mais golos do que Ronaldo (10) nesta qualificação: 14.

Para além disso, só Bruno Fernandes (10) foi titular em mais jogos do que Ronaldo (9), enquanto apenas Fernandes (844) e Ruben Dias (810) jogaram mais minutos por Portugal do que o avançado (726) nestas eliminatórias.

Com base nestes números, as hipóteses de Ronaldo desempenhar um papel importante para Portugal no Euro-2024 não são muito remotas. O cinco vezes vencedor da Bola de Ouro é há muito conhecido pela sua capacidade goleadora e pela sua condição física/disponibilidade, pelo que vamos analisar mais de perto as suas recentes prestações por Portugal.

Partilhar a responsabilidade

Portugal tem normalmente mais do que uma estrela de cada vez. Mesmo no auge de Ronaldo, havia outros jogadores de grande talento em campo com ele, como Nani, João Moutinho e Deco. Mais recentemente, porém, Portugal desenvolveu um plantel de jovens talentos e líderes comprovados que talvez seja mais promissor do que nunca. Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão, Diogo Jota, João Félix e outros estão no auge ou perto do auge. Este ataque de fazer crescer água na boca é apoiado por uma defesa jovem e dinâmica, ancorada por João Palhinha no meio-campo e Ruben Dias atrás dele.

Com tanta criatividade à sua volta, Ronaldo, durante a fase de qualificação para o Euro-2024, tem podido concentrar-se na finalização das oportunidades, em vez de se envolver na sua construção.

Jogadores portugueses com mais participações em sequências ofensivas
Jogadores portugueses com mais participações em sequências ofensivasOpta

Embora ele próprio tenha feito 37 remates de jogada corrida (de longe o maior número de remates de Portugal nas eliminatórias), esteve envolvido na construção de apenas 12 remates - o que o coloca em 14.º lugar na equipa. Nem na qualificação para o Euro-2020 nem para o Euro-2016 (que Portugal acabou por vencer), houve 13 colegas de equipa envolvidos em mais jogadas de bola parada do que Ronaldo.

Este aumento da criatividade global da equipa portuguesa coincide bem com o avançar da idade de Ronaldo. Embora o capitão ainda pareça saber exatamente onde e como marcar o golo, a responsabilidade de criar oportunidades está agora a ser mais repartida. Isto permite a Ronaldo conservar a sua energia, estar no sítio certo à hora certa e fazer o que faz melhor - finalizar.

Portugal marcou mais golos na qualificação para o Euro-2024 (36) do que nas eliminatórias de 2016 e 2020 juntas (33).

Clínico

Ronaldo pode estar a ficar mais velho, mas os seus instintos parecem estar mais apurados do que nunca. Embora possa não ser tão dominante e estar em todo o campo como outrora, o avançado continua a estar presente quando é mais necessário. Isso também se reflecte no seu centro de ação em campo.

Mapa de toques de Ronaldo na qualificação
Mapa de toques de Ronaldo na qualificaçãoOpta

Ronaldo começou a carreira como extremo esquerdo, foi-se deslocando gradualmente para o interior à medida que os anos passaram. O português ainda se posiciona frequentemente nos espaços da meia-esquerda, mas durante a qualificação para o Euro-2024, houve um segundo centro de ação notável - a área adversária. Ronaldo deu uma média de 41 toques por 90 minutos, menos 18 do que os 59 que deu nas eliminatórias de 2020.

Dos jogadores que jogaram mais de 300 minutos por Portugal na fase de qualificação para o Euro-2024, 11 tiveram uma média de mais toques por 90 minutos do que Ronaldo. No entanto, o capitão tocou na bola na área adversária pouco mais de oito vezes por 90 minutos - o maior número de qualquer jogador da equipa (300+ minutos). Além disso, marcou mais quatro golos (10) do que o seu colega de equipa mais próximo, Bruno Fernandes (6).

Experiência e liderança

Um dos argumentos para manter Ronaldo na equipa titular é a sua vasta experiência e liderança.

Ronaldo participou em cinco Campeonatos da Europa, tendo vencido o torneio em 2016 e chegado à final em 2004. Detém o recorde de mais jogos (25), mais golos (14), maior número de assistências de que há registo (desde 1972 - 6) e mais edições com pelo menos um golo (5) no Euro. O português é também o jogador europeu com mais presenças em grandes torneios - Campeonatos do Mundo e Euros combinados (47). A experiência em situações de grande pressão é inestimável, e a sua liderança dentro e fora do campo tem sido uma pedra angular do sucesso de Portugal ao longo dos anos.

A condição física e profissionalismo permitiram-lhe desafiar a curva de envelhecimento típica dos desportistas. Os jogadores mais jovens olham frequentemente para ele como um modelo a seguir e a sua ética de trabalho estabelece um padrão elevado para a equipa. Isto, juntamente com o seu registo prolífico de golos, parece ter convencido o treinador Roberto Martinez a continuar a colocá-lo na frente.

Não há sinais de que a condição física de Ronaldo esteja a sucumbir à idade de forma a impedi-lo de ser titular de Portugal no Euro 2024. É certo que pode não conseguir jogar os 90 minutos a cada quatro ou cinco dias, mas não parece estar relegado para o papel de suplente de impacto.

Envolvimentos em golos de Ronaldo na fase de qualificação
Envolvimentos em golos de Ronaldo na fase de qualificaçãoOpta

Falta de alternativas

O principal, se não o único, rival de Ronaldo pela vaga de titular da seleção portuguesa é Gonçalo Ramos, do Paris Saint-Germain.

O jogador de 22 anos teve a sua época de estreia no Benfica na temporada 2022/23 e, posteriormente, mudou-se para os gigantes franceses na última janela de transferências do verão. A época de estreia na Ligue 1 foi promissora, com Ramos a marcar 11 golos e a fazer uma assistência para outro - um excelente registo para um jovem jogador na sua primeira campanha numa liga das cinco grandes. Cinco desses 11 golos foram marcados como suplente.

Os números de Gonçalo Ramos
Os números de Gonçalo RamosFlashscore

No entanto, a forte concorrência no clube fez com que Ramos nunca fosse titular em mais do que três jogos consecutivos no campeonato. Apesar de ter disputado 29 dos 34 jogos máximos da primeira divisão francesa, só acumulou 1.420 minutos de jogo. O seu talento é inegável, mas neste momento Martinez parece ter feito da experiência o fator decisivo. O lugar de Ronaldo no onze inicial no início do torneio parece garantido.

Portugal ainda parece precisar de Ronaldo - Ramos não jogou nada no último amigável antes do Euro-2024, uma vitória por 3-0 sobre a Irlanda, enquanto Ronaldo marcou dois belos golos. As próximas semanas vão mostrar se Cristiano ainda consegue fazer frente aos melhores defesas da Europa e aumentar o seu legado. Com a ajuda dos seus companheiros de equipa, ele espera repetir o sucesso de há oito anos.

xG de Ronaldo na fase de qualificação
xG de Ronaldo na fase de qualificaçãoOpta

Siga o Portugal - República Checa no Flashscore