Andrea Cambiaso, defesa da Itália: "Com a Espanha será um belo jogo"
"Com a Espanha será um belo jogo, porque são duas grandes equipas, duas seleções históricas. A Espanha é uma das grandes favoritas e nós temos de defender o título", disse Andrea Cambiaso, numa entrevista à UEFA, falando do jogo que espera a Itália no Campeonato da Europa e da sua ascensão na seleção.
"Eles têm jogadores muito fortes. Yamal é um miúdo e já está a um nível muito elevado. Mas também no meio Rodri, Pedri, em suma, é realmente uma grande equipa em todos os aspetos. Teremos de lutar, jogar como uma equipa, e estou convencido de que vamos conseguir", afirmou.
Da Série D, com o Albissola, ao Campeonato da Europa, com a Itália, em apenas alguns anos. Andrea Cambiaso é alguém que sabe o que significa trabalhar para vencer. E não tem dúvidas de qual é o segredo da sua rápida ascensão: trabalho árduo.
Agora está pronto para o desafio com o espanhol Lamine Yamal. "Um miúdo, mas já de um nível muito elevado", disse.
"Se me tivessem dito há três anos que estaria aqui, nunca teria acreditado"
Quando a Itália ganhou o Campeonato da Europa, Cambiaso vinha de uma temporada com sete jogos na Série B, no Empoli.
"Se me tivessem dito há três anos que estaria aqui, nunca teria acreditado, foi uma escalada e tanto", admitiu o jogador da Juve.
"Todos os anos, todos os dias. Trabalhei muito para estar aqui e agora estou muito orgulhoso. Sou quem sou graças ao meu trabalho. Não me arrependo de nada na minha vida futebolística, faria tudo de novo desde o primeiro dia porque foi isso que me trouxe até aqui. Sou o exemplo de que, trabalhando, é possível alcançar grandes feitos", explicou.
Cambiaso falou depois do seu sonho de ser convocado para o Campeonato da Europa.
"Estava à espera, mas nunca houve um dia em que acreditasse realmente que podia ir. Estava a fingir que não acreditava. Trabalhava todos os dias a pensar na Juventus. Tinha feito um estágio antes do dos Estados Unidos, mas não tinha jogado. Digamos que cultivei esta esperança em silêncio na Juventus. Já estava muito feliz por estar entre os 30, mas quando cheguei aos 26 foi uma grande emoção. Estou muito feliz, sobretudo pela minha família", assumiu Cambiaso.
"Estou sempre perto do Chiesa ao almoço", confessou Cambiaso, recordando a vitória da Azzurra na final de há três anos.
"Pergunto-lhe muitas vezes sobre as emoções que sentiu naquele torneio, falamos muitas vezes sobre isso e agora esperamos repetir. Naquela noite em Wembley estava em casa com alguns amigos, no dia seguinte tinha de partir para o estágio com o Génova. Lembro-me muito bem, lembro-me da defesa de Gigio a Saka, uma bela recordação. O mais bonito é que estava a ver o jogo com amigos que vão estar nas bancadas com a Espanha. É um círculo que se fecha: é uma coisa bonita para os rapazes que me apoiam sempre", concluiu.