Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Relógio suíço não dá tempo de descontos: Itália fora do Europeu

Hugo Filipe Martins
Atualizado
Suíça eliminou o campeão europeu
Suíça eliminou o campeão europeuAFP, Opta by Stats Perform
A primeira surpresa dos oitavos de final aconteceu logo no primeiro jogo. Na teoria, a passagem da Suíça frente à campeã europeia Itália foi um choque, mas na prática houve domínio completo dos helvéticos. Freuler, na primeira parte, e Vargas, logo no início da segunda, deram os golpes fatais numa Itália que entrou perdida em campo e está fora do Euro-2024.

Recorde as incidências do encontro

Desta vez, não houve descontos que salvassem o atual campeão europeu. Depois de ficar aquém das expectativas na fase de grupos, a Squadra Azzurra veio com outro plano tático para os oitavos de final, mas as mexidas de Spaletti não surtiram efeito e a Suíça dominou o jogo do início ao fim.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Donnarumma, de longe o melhor jogador de Itália no Euro-2024, segurou a primeira tentativa, evitando o golo de Embolo quando o avançado conseguiu isolar-se aos 24 minutos de jogo.

Numa fase em que a partida animou ligeiramente, com Chiesa a procurar agitar, uma incursão de Freuler na pequena área e a desatenção de Nicolò Barella, que teve um jogo para esquecer, deixou a Suíça em vantagem ao intervalo. O médio rematou de primeira, de pé esquerdo, após passe de Rúben Vargas.

A situação podia ter piorado ainda mais para Itália, que viu Donnarumma voltar a agigantar-se para anular o 2-0 antes do intervalo, mas foi simplesmente o adiar do destino transalpino.

Spaletti voltou a mudar o plano ao intervalo, lançando Zaccagni, o herói do jogo com a Croácia, mas a estratégia ruiu assim que Rúben Vargas combinou com Xhaka para fazer um golaço, num remate em arco sem hipóteses para Donnarumma.

Num exemplo claro do que foi a seleção italiana ao longo do torneio, Spaletti voltou a mudar de ideias e arriscou jogar com dois avançados.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Os italianos ainda podiam ter sido felizes, não fossem os ferros da baliza de Sommer, que evitaram o autogolo de Schar e o tento de Scamacca, mas mesmo em desvantagem e a precisar de dois golos, Itália não conseguiu criar oportunidades e acabou por cair sem dar luta.

Posicionamento italiano só subiu na reta final
Posicionamento italiano só subiu na reta finalAFP, Opta by Stats Perform

Como já tinha ficado provado em torneios recentes, a sorte italiana não dura para sempre. O campeão da Europa cai nos oitavos de final!

Homem do jogo Flashscore: Rúben Vargas (Suíça)

O lance do golo de Rúben Vargas
O lance do golo de Rúben VargasAFP, Opta by Stats Perform