Não foi Schick, mas permite acreditar: República Checa empata com Geórgia
Reveja aqui as principais incidências da partida
Depois de uma exibição cinzenta contra Portugal, muito criticada pelo bloco ultradefensivo, a República Checa apresentou outra postura diante da Geórgia, mais mandona, focada em dominar o jogo e chegar ao golo.
Contudo, os checos apanharam pela frente um super Mamardashvili. É um dos nomes mais conhecidos desta Geórgia, não tanto como Kvaratskhelia, mas o guarda-redes do Valênica cimentou-se claramente como uma figura deste Campeonato da Europa. Oito defesas (algumas delas de grande qualidade) nos primeiros 45 minutos (um recorde) para frustração dos checos. E quando não esteve lá o guardião, o VAR descortinou uma mão na bola de Hlozek que anulou o golo que tinha marcado com a cara aos 23 minutos.
E uma mão tirou, uma mão deu. Já com a primeira parte a acabar, Kvaratskhelia bateu a bola para a área. Num primeiro momento, Kashia permitiu a Stanek uma grande defesa, mas o VAR puxou a fita atrás e descobriu uma mão na bola do azarado Hranac (foi ele que esteve em destaque negativo no segundo golo de Portugal). Mikautadze assumiu a marcação e fez o golo que deixou toda a Geórgia a sonhar com a primeira vitória de sempre num Europeu.
A segunda parte acentuou o domínio checo, nem sempre com as melhores ideias, mas com muita vontade. E golo acabou mesmo por aparecer aos 59 minutos. Um canto de Coufal na direita, Lingr cabeceou ao poste, Schick aproveitou a recarga e colocou a bola no fundo das redes, num lance atabalhoado e com a pouca fineza que o avançado checo nos habituou.
Até final, Krejci e Lingr estiveram perto do golo, mas esbarraram novamente num grande Mamardashvili e os georgianos chegaram a estar mesmo perto do golo, mas Lobjanidze não conseguiu concretizar no último lance da partida, quando se viu na cara guarda-redes checo. O empate não deixa ninguém satisfeito, mas permite continuar a acreditar. Com um ponto, Geórgia e República Checa entram para a última jornada com hipóteses de avançar para os oitavos de final.
Homem do jogo Flashscore: Mamardashvili (Geórgia)