Estreia molhada, estreia abençoada: Turquia vence Geórgia no grupo de Portugal
Recorde as incidências da partida
Com Kokçu a titular, no vértice mais ofensivo do meio-campo da Turquia, com Arda Guler à direita e Kenan Yildiz à esquerda, a seleção turca assumiu desde início a iniciativa de jogo e aos 6 minutos, após canto de Çalhanoglu, Ayhan cabeceou por cima. Aos 11 minutos o mesmo Ayhan rematou fortíssimo, com a bola a embater no poste da baliza de Mamardashvili. Respondeu a Geórgia, um minuto depois, com o remate de Mekvabishvili a sofrer um desvio e quase trair Gunok.
A Turquia, porém, chegou mesmo à vantagem, à passagem dos 26 minutos, quando Mert Muldur, lateral-direito, encheu o pé à entrada da área e rematou sem hipóteses para o guarda-redes da Geórgia.
Um minuto depois, após cruzamento de Arda Guler e desvio de Kokçu, Kenan Yildiz, ao segundo poste, marcou mesmo o 2-0 mas o golo foi anulado pelo VAR, por fora de jogo.
Não marcou a Turquia, empatou a Geórgia, aos 32 minutos, com Mikautadze a inscrever o seu nome na história do futebol georgiano, apontado o primeiro golo da história na fase final de um Europeu - a assistência foi de Kochorashvili, com o avançado do Metz a desviar ao primeiro poste.
Aos 36' Mikautadze podia ter bisado, operando a reviravolta, mas o remate acrobático, após passe de Kakabadze, passou a rasar o poste da baliza de Gunok.
A segunda parte começou como a primeira, ou seja, com domínio quase total da Turquia, que aos 57 minutos beneficiou de um livre que Çalhanoglu rematou forte mas para defesa de Mamardashvili. Menos de dez minutos depois, aos 65', mais uma obra de arte turca, pintada por Arda Guler, que aproveitou uma recuperação de Ayhan para, em arco, fazer o 2-1 em Dortmund, numa altura em que a chuva voltava em força às quatro linhas.
Logo no minuto seguinte Yildiz serviu Kokçu, que não conseguiu finalizar, antes da reação cínica da Geórgia, que aos 70 minutos viu Kochorashvili tabelar com Mikautadze e rematar à barra da baliza turca.
A dez minutos do final, em vantagem no marcador, Montella tirou Arda Guler e Ayhan, lançando Yazici e Demiral, e passando a atuar com três centrais, perante o risco colocado em campo pela Geórgia, que aos 87 minutos viu o guarda-redes Mamardashvili, com a defesa da noite, negar o 3-1 a Yazici, lançado momentos antes, antes de Davitashvili, aos 90+3', ter rematado ao lado, antes da derradeira ocasião, aos 90+6', com a bola a ir ao poste da baliza da Turquia, já depois de uma grande defesa de Gunok e corte crucial de Akaydin. Na resposta, após canto da Geórgia, com toda a gente na área turca, incluindo Mamardashvili, a Turquia, em contra-ataque, fechou o marcador com o 3-1 de Akturkoglu.
Homem do jogo Flashscore: Arda Guler (Turquia)