Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Perto da perfeição: Portugal goleia Bósnia e assegura primeiro lugar do grupo (0-5)

Tiago Alexandre
Atualizado
Portugal venceu na Bósnia-Herzegovina com dois golos de Ronaldo
Portugal venceu na Bósnia-Herzegovina com dois golos de RonaldoLUSA/Opta by Stats Perform
A equipa de Roberto Martínez apresentou-se dominadora e eficaz frente à Bósnia-Herzegovina, muito por conta do penálti cometido por Barisic logo aos três minutos. Portugal dominou e controlou a partida do princípio ao fim e aproveitou a seu belo prazer as falhas e a desorganização defensiva dos bósnios. Para a história fica a oitava vitória em oito jogos e o primeiro lugar do Grupo J assegurado.

Recorde as incidências da partida

Depois de ter carimbado o passaporte para o Campeonato da Europa do próximo ano, Portugal deslocou-se a casa da Bósnia-Herzegovina esta segunda-feira, numa partida que podia servir para assegurar o primeiro lugar e quebrar o recorde de vitórias consecutivas em jogos oficiais.

No que respeita aos onzes iniciais, Roberto Martínez prometeu e cumpriu, fazendo quatro alterações: Gonçalo Inácio, Danilo Pereira, Otávio e João Félix entraram para os lugares de António Silva, João Palhinha, Bernardo Silva e Gonçalo Ramos. Já Savo Milosevic manteve a mesma equipa que bateu o Liechtenstein.

 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Entrada a "matar"

Foram precisos apenas três minutos para se assistir ao primeiro lance de perigo em Zenica, com o árbitro Halil Umut Meler a assinalar grande penalidade para a equipa das quinas. Cruzamento de Rafael Leão na esquerda, a bola sofreu vários ressaltos e sobrou para o remate de Félix, que embateu no braço de Barisic. Na cobrança, Cristiano Ronaldo enganou Ibrahim Sehic, atirou para o meio e fez o primeiro.

Com o golo inaugural a aparecer numa fase bastante precoce da partida, Portugal assumiu o controlo do desafio e a Bósnia-Herzegovina não se conseguiu encontrar, concedendo muito espaço à formação lusitana. Aos 18 minutos, Bruno Fernandes aproveitou esse espaço para tentar o golo, mas o seu remate saiu ao lado. No entanto, logo a seguir, Gonçalo Inácio encontrou Félix entrelinhas e o avançado do Barcelona isolou Ronaldo para o seu 127.º golo na seleção.

Três minutos depois, novo grande passe do defesa-central do Sporting à procura de Bruno Fernandes nas costas da defesa, o médio dominou e, já dentro da área, desferiu um remate fortíssimo para o fundo das redes. Pouco depois dos 30 minutos, João Cancelo encontrou o jogador do Manchester United solto na direita, este aproximou-se da linha de fundo e cruzou atrasado, Ronaldo falhou o remate e, à entrada da área, o lateral concluiu a jogada com um grande remate colocado. Na reta final do primeiro tempo, Otávio assistiu João Félix para o 0-5, sentenciando ainda mais a partida.

Gestão de ritmo

Na segunda parte, Milosevic promoveu duas substituições ao intervalo, com as entradas de Jusuf Gazibegovic e Amir Hadziahmetovic, mas não conseguiu alterar a toada partida, que seguiu a ritmo baixo, como Portugal quis. Com o passar dos minutos, a Bósnia-Herzegovina conseguiu chegar mais vezes à baliza de Portugal, mas nunca criou perigo.

Já na parte final da partida, o guarda-redes Sehic lesionou-se e foi substituído por Nikola Vasilj. A bola continuou a circular longe das balizas. Para os últimos minutos ficou guardada a estreia de João Neves pela seleção principal, com o médio a entrar para o lugar de Otávio aos 85 minutos. Deste modo, o médio do Benfica juntou-se a Gonçalo Inácio na lista de "estreantes" da era Martínez.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Com este resultado, Portugal somou a oitava vitória na qualificação e fez história, já que nunca tinha somado oito triunfos consecutivos em jogos oficiais. Assim, a equipa das quinas tem 24 pontos, contra os 16 da Eslováquia, que já não pode chegar ao segundo lugar. Na próxima jornada, a penúltima, Portugal desloca-se ao Liechtenstein.

Homem do jogo Flashscore: João Félix (Portugal)