As armas da Geórgia através dos dados: Mikautadze e Kvaratskhelia entre os melhores da Europa
Os representantes do canto mais remoto da Europa tiveram um desempenho entusiasmante contra os turcos, com um total de 15 tentativas de golo, mais do que, por exemplo, a França (14), a Espanha (11), a Inglaterra e também a República Checa (5) na ronda inaugural do torneio.
Quase metade dos seus ataques (43,5%) foram conduzidos pelo lado esquerdo, onde entra a sua estrela Kvaratskhelia. O jogador tentou 10 dribles, juntamente com o belga Doku, o maior número de dribles de um jogador nos primeiros jogos.
No entanto, o primeiro golo da Geórgia foi marcado por Mikautadze. E não foi por acaso que foi ele. No final do último campeonato, Mikautadze esteve em grande forma. Desde abril, marcou oito golos em sete jogos pelo Metz, da Ligue 1, tendo marcado em seis jogos consecutivos. Apesar de só ter jogado metade da época nesta competição (tentou em vão chegar ao Ajax no outono), tornou-se o sétimo melhor marcador da mesma.
Desde o início de abril, nenhum outro jogador da liga francesa marcou tantos golos como ele. Nas cinco principais competições europeias, apenas quatro jogadores foram mais produtivos neste período. No final das contas, acumulou 13 golos esta temporada e foi feliz a cada 135 minutos - de todos os jogadores que marcaram pelo menos cinco vezes na Ligue 1 na temporada passada, apenas três (Kylian Mbappé, Alexandre Lacazette e Gonçalo Ramos) precisaram de menos minutos para marcar. E o jogador da Geórgia manteve a boa forma no Euro. Contra a Turquia, esteve envolvido em metade dos 14 remates da sua equipa (quatro vezes sozinho, três vezes com um companheiro).
Ao seu lado, a maior estrela da Geórgia, Kvaratskhelia, também esteve muito presente no jogo, embora nem tudo tenha corrido bem para o extremo do Nápoles. Por exemplo, ganhou apenas três dos seus 10 dribles. É nesta disciplina que "Kvaradona" mais se destaca. Na fase de qualificação para o Campeonato da Europa, foi o jogador que fez mais penetrações (81) e foi o mais bem sucedido nas mesmas (juntamente com Doku, 44).
Em particular, as duas esperanças ofensivas da Geórgia, que marcaram sete dos 14 golos da sua equipa na qualificação para o Campeonato da Europa, tornam-na perigosa. E de forma significativa. Criou um total de cinco oportunidades de golo contra a Turquia - apenas o seu adversário e os italianos tiveram o mesmo número de grandes oportunidades na primeira fase do campeonato, e nenhuma equipa teve mais.
Além disso, ambos os jovens talentosos acima mencionados estão empolgados com a ideia de mudar de clube no verão. Nem mesmo os golos de Mikautazde salvaram o Metz da despromoção ao segundo escalão e, depois do seu desempenho contra a Turquia, os clubes franceses estão a falar em força. Kvaratskhelia terminou em 10.º lugar com o Nápoles, um ano após a memorável conquista do título, e o seu agente chegou mesmo a anunciar publicamente que o habilidoso extremo iria sair, ao que o Nápoles respondeu de imediato, referindo-se ao seu atual contrato e declarando que o jogador não pode ser vendido.
O selecionador nacional da Geórgia, Willy Sagnol, não gostou da polémica mediática antes do primeiro jogo da fase de grupos e aconselhou os seus jogadores a concentrarem-se apenas na ação em campo.