As contas do dia: Rep. Checa e Ucrânia têm de ganhar, Eslováquia, Roménia e Bélgica procuram o pontinho

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As contas do dia: Rep. Checa e Ucrânia têm de ganhar, Eslováquia, Roménia e Bélgica procuram o pontinho

Merih Demiral após o jogo da Turquia contra Portugal
Merih Demiral após o jogo da Turquia contra PortugalProfimedia
Tudo parece perfeitamente claro. A República Checa só passará aos oitavos de final do Euro-2024 se vencer a Turquia. No entanto, os outros contextos deste jogo, e dos restantes jogos do dia, oferecem ideias para especulação. Por exemplo, a Eslováquia e a Roménia poderiam facilmente empatar entre si para avançar e ambas as equipas poderiam ficar satisfeitas.

seleção checa tem a sua motivação assegurada. Uma derrota no último jogo da fase de grupos seria embaraçoso, e um empate não resolveria nada - uma viagem de regresso a casa também se seguiria.

E, a menos que a Geórgia vença Portugal por uma margem significativa, uma vitória colocaria a República Checa no segundo lugar do Grupo F. Isso colocaria a equipa no jogo dos oitavos de final contra a Áustria, disputado em Leipzig. A solução não poderia ser melhor. A seleção checa enfrentaria um adversário relativamente viável e jogaria ainda a poucos quilómetros da fronteira.

A Turquia é o rival direto dos checos por um lugar de promoção no Grupo F. Neste caso, a situação é mais complicada. Os turcos podem dar-se ao luxo de perder com os checos por dois golos, tendo em conta os três pontos que já conquistaram, e a evolução dos outros grupos. Parece muito traiçoeiro. Mas talvez até o treinador Vincenzo Montella suspeite que este seria o caminho para a destruição. A terceira equipa na tabela do Grupo F já está à espera da Espanha ou da Inglaterra nos oitavos de final.

Eslováquia e Roménia só precisam de um empate

Para a seleção eslovaca, mas certamente também para a Roménia, a qualificação no grupo do Euro-2024 seria um enorme sucesso. Um breve olhar sobre os resultados sugere que ambas as equipas precisam apenas de um empate. O avançado romeno Valentin Mihailu confirmou este facto.

"Nem o jogador nem a equipa podem ir para o jogo com a ideia de um empate. Mas se houver um empate a 0-0 no minuto 90+1 e ambas as equipas se qualificarem com um empate, então talvez o jogo seja jogado com cautela. Mas não quero fazer cálculos", disse  Mihailu na conferência de imprensa antes do jogo.

No Grupo E, onde o pontapé de saída para ambos os jogos está marcado para as 17:00, a Bélgica também precisa de um empate para avançar. A Ucrânia, por outro lado, é a única que precisa de ganhar. Aliás, pela primeira vez na história do campeonato europeu, todas as equipas do grupo têm os mesmos três pontos antes da última jornada.

No entanto, a motivação para vencer o grupo é certamente outro lugar nos oitavos de final. A equipa que terminar em terceiro lugar no grupo defrontará a Espanha ou a Inglaterra no "play-off". O segundo lugar significa um duelo com a França. O primeiro lugar, por outro lado, oferece uma variante entre a Eslovénia e os Países Baixos.

Porque é que a Dinamarca está acima da Eslovénia

Uma situação interessante já ocorreu na noite de terça-feira, quando Dinamarca e Eslovénia terminaram os confrontos do Grupo C com registos idênticos de três empates e um registo de golos marcados e sofridos de 2-2. E como ambas as equipas empataram no jogo entre si (1-1) durante o torneio - e também tinham o mesmo número de pontos disciplinares após três jogos (ambas as equipas tinham 6 cartões amarelos) - o último parâmetro possível para determinar a classificação entrou em jogo.

Ou seja, a posição mais elevada na classificação geral da qualificação europeia. Neste caso, já são decisivos os confrontos anteriores nas eliminatórias, onde, ironicamente, Dinamarca e Eslovénia defrontaram-se no mesmo grupo. E, apesar de ambas as equipas terem terminado com os mesmos 22 pontos - e os eslovenos até terem tido uma pontuação melhor -, o jogo foi decidido pelas partidas mútuas em que a Dinamarca conseguiu mais pontos (1-1 e 2-1).

Só esta quarta-feira de manhã é que a UEFA emitiu um comunicado a explicar que os eslovenos acabaram por levar mais um cartão amarelo, que foi dado ao treinador adjunto Milivoje Novakovic, e que a razão do segundo lugar da Dinamarca foi, portanto, uma questão disciplinar. Mas isso não alterou a classificação.

Se isso é uma vitória para os dinamarqueses, no entanto, é um ponto de interrogação. O facto de passarem no segundo lugar coloca-os no jogo dos oitavos de fibak contra a anfitriã Alemanha. Por outro lado, os eslovenos, terceiros classificados, poderão defrontar Portugal, mas também o vencedor do Grupo E, que poderá ainda ser um dos quatro países: Bélgica, Ucrânia, Roménia ou Eslováquia.

Tudo sobre o Euro-2024 no Flashscore