Até os fantasmas adormeceram: Inglaterra vence Suíça nos penáltis
Reveja aqui as principais incidências da partida
Depois dos duelos de titãs na sexta-feira, o cardápio dos quartos de final de sábado trazia um encontro menos mediático entre uma Suíça que tem encantado e uma Inglaterra que tem desiludido. E a partida acabou por confirmar as poucas expectativas que existiam.
Com estruturas rígidas e pouca imaginação, Inglaterra e Suíça protagonizaram uma primeira parte em que não conseguiram visar a baliza adversária, muito menos provocar momentos de frisson. Um bom soporífero.
A segunda parte parecia seguir pelo mesmo caminho. Embolo fez o primeiro remate enquadrado (fraco) aos 55 minutos, mas pouco mais se via das duas equipas que tinham mais medo de perder do que ganhar e isso era visível à medida que os minutos iam passando.
Foi então que surgiram cinco minutos de autêntico caos. Aos 75 minutos, Breel Embolo desviou o cruzamento de Ndoye para a área e colocou a Suíça em vantagem.
O desespero tomou conta de Inglaterra, mas durou apenas até aos 80 minutos, quando Saka tirou um autêntico coelho da cartola e empatou com um belo remate de fora da área.
Com tudo empatado e mais 30 minutos de jogo pela frente, a partida voltou à mesma toada. Muitas cautelas e só a qualidade individual de alguns intervenientes é que ia ajudando a criar algum perigo: Rice obrigou Sommer a uma defesa atenta, Shaqiri acertou na barra num canto direto. Mas o aviso estava lá desde o primeiro minuto: iam ser precisos penáltis para definir quem ia para as meias-finais.
E os fantasmas que se podiam ter levantado para Inglaterra – foram eliminados em sete ocasiões nos últimos nove desempates – adormeceram com o jogo. Pickford defendeu o remate de Akanji e os cinco batedores ingleses acertaram todos no fundo da rede, enviando os Três Leões para as meias-finais. A Suíça volta a cair nos quarto sde final pelo segundo Europeu consecutivo.
Homem do jogo Flashscore: Bukayo Saka (Inglaterra)