Bernardo Silva: "Não estou de acordo quando dizem que Portugal não tem estado a bom nível"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bernardo Silva: "Não estou de acordo quando dizem que Portugal não tem estado a bom nível"

Bernardo Silva com ligação direta ao onze de Portugal
Bernardo Silva com ligação direta ao onze de PortugalLUSA
Portugal defronta a França esta sexta-feira, dia 5 de julho, para o encontro dos quartos de final do Euro-2024. Na véspera do desafio frente aos gauleses, Bernardo Silva foi o jogador escolhido para fazer a antevisão.

Acompanhe as incidências da partida

Análise desempenho individual: "Sinto que estou a dar o meu melhor e que posso garantir que vou continuar a fazê-lo, sabendo que posso melhorar bastante. Não estamos numa má posição".

O que está a faltar a Bruno Fernandes e a Bernardo Silva: "Eu percebo a pergunta, não sei se de fora parece mais fácil do que lá dentro, mas jogar uma fase final de um Euro, contra equipas muito organizadas e em bloco baixo, que deixam pouco espaço entrelinhas, tudo atrás da linha da bola, com relva seca, não é fácil... Acho que a Seleção não está num mau lugar. (Sobre as críticas) Eu não me queixo porque é a razão pela qual recebemos tanto dinheiro e podemos proporcionar grande vida a família e amigos. Tem muito consumo e isso faz futebol bonito. Mas reforço que Portugal está num ótimo lugar para continuar a lutar por este Euro. Quanto a mim, vou dar sempre o meu melhor por Portugal dentro de campo e quando o treinador não achar que é sufuciente estarei fora, seja para jogar 5, 10 ou 0 minutos".

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Sensações do último jogo: "Grande alívio, uma grande felicidade... Não é fácil ir aos penáltis e jogar nas condições em que jogamos. O campo não estava nada bom. Um relvado mau prejudica muito a equipa que quer atacar com bola e meter ritmo no jogo. Sentimos que merecíamos a qualificação e ficamos muito felizes. Tivemos um herói que foi o Diogo (Costa) e trabalhamos de maneira muito forte para estarmos bem para defrontar a França".

França: "Não sei como vai jogar, se vai defender bloco baixo, médio ou alto. Calculo que não é uma equipa montada para defender com 11 jogadores atrás da bola. Acredito que possa haver mais de espaço para as duas equipas".

Ausência no Euro-2016: "Muito motivado. Não pelo que aconteceu há 8 anos, mas porque temos aqui uma grande oportunidade para ficarmos mais próximos do nosso grande objetivo, que é trazer o título para Portugal".

Bateu grande penalidade no último jogo: "Nem no clube nem na seleção fui o primeiro batedor, mas sempre que fomos a penáltis (desempate) sempre quis assumir essa responsabilidade e dar a cara. É momento difícil para todos. Não é fácil emocionalmente para todos nós. Fico feliz por ajudar a Seleção com um simples penálti".

Favorito: "Não me parece que haja favorito. São duas seleções com jogadores fantásticos, organizadas e com aspirações a ganhar".

Possível regresso de João Félix ao Benfica: "Parece-me uma questão desapropriada para o momento em que estamos".

Dinâmica entre Bruno e Bernardo: "Acho que a nível posicional nós estamos a ocupar mais ou menos as mesmas posições do que na qualificação. Depois são dois momentos completamente diferentes. A qualificação é contra seleções inferiroes e que não jogam da mesma forma, não sentindo tanta pressão. É diferente jogar qualificação e Europeu, com pressão. Para estarmos entre os oito melhores, alguma coisa estaremos a fazer de bem".

Os últimos duelos entre Portugal e França
Os últimos duelos entre Portugal e FrançaFlashscore

É preciso um Portugal melhor para vencer a França? "É preciso um Portugal a um nível altíssimo para ganhar a França. Não estou de acordo quando dizem que Portugal não tem estado a bom nível. Estamos nas oito melhores da Europa. Para se estar numa fase final do Euro e porque o trabalho foi muito bem feito. Pode não ser espetacular e bonito, mas Portugal tem feito trabalho espetacular. De outra forma não estaríamos aqui".

Mbappé e Saliba: "É um jogador magnífico que começou no Monaco com 16 anos. Lembro-me de na primeira semana falar com o (João) Moutinho: 'quem é este menino cheio de talento?' Depois fez muitos golos e fê-lo disparar e fiquei muito feliz e orgulhoso pela carreira magnífica. Desejo-lhe tudo de melhor, menos para amanhã. Sobre o Saliba, é um rival em Inglaterra, jogador magnífico, gosto muito da forma como joga e está concentrado no jogo".

Rafael Leão: "Nos últimos anos tem mostrado toda a sua qualidade. Na última época foi um dos melhores do Mundo. Tem muitos aspetos a melhorar, ele sabe, mas a qualquer momento, com pequenos rasgos, pode resolver um jogo. Ter um jogador como ele na equipa coloca-nos mais próximos de ganhar, que pode tirar 1-2 jogadores da frente, ou pode desgastar defesa adversário. É um jogador que pode falhar uma e duas situações, mas que não perde a vontade de ir para cima".

Nervos antes do jogo: "Espero dormir bem. Ficas nervoso, mas é algo que gosto: jogar futebol. E quero fazê-lo bem. Fico nervoso, mas quanto mais experiência tenho, melhor lido com as emoções. São momentos que queres viver enquanto jogadores".

"Não é sobre Ronaldo e Mbappé..."

Mbappé contra Ronaldo? "Não é sobre Ronaldo e Mbappé. É sobre França e Portugal. São dois jogadores incríveis em dois estados diferentes. Ronaldo é um dos melhores que este jogo já viu e Kylian continua a evoluir no meio da sua carreira... Mas não é sobre eles".

Quem vai bater os livres? "Não sei. Ainda não sei, mesmo que soubesse não ia dizer o plano para amanhã". 

Lágrimas de Ronaldo: "É normal ter essas emoções. O remate (do penálti) foi bom, mas o guarda-redes fez grande defesa. Não entendo porque as pessoas fazem criticas, mas faz parte do negócio. É por isso que ganhamos tanto dinheiro".

Siga o Euro-2024 no Flashscore