Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bósnia-Portugal: Mudam os intérpretes, mantém-se a ambição

Tiago Alexandre
O jogo começa às 19:45
O jogo começa às 19:45UEFA/Opta by Stats Perform
A seleção portuguesa defronta esta segunda-feira a Bósnia-Herzegovina em Zenica, em mais uma partida do Grupo J da qualificação para o Campeonato da Europa 2024, onde já assegurou a sua participação na fase final. Para esta partida, perspetiva-se que Roberto Martínez faça algumas modificações no onze, mas o objetivo passa por somar mais uma vitória e assegurar o primeiro lugar.

Depois do triunfo (3-2) frente à Eslováquia no Estádio do Dragão, que carimbou o passaporte para a Alemanha, Portugal defronta esta segunda-feira a Bósnia-Herzegovina, rejuvenescida pela entrada do novo seleccionador Savo Milosevic e que luta, à semelhança da Eslováquia e do Luxemburgo, pela segunda vaga para o Europeu.

O histórico frente aos bósnios tem sido francamente positivo para as cores nacionais que, em cinco partidas, venceram quatro e empataram apenas uma. Curiosamente esse empate aconteceu em solo bósnio, em 2011, no playoff de qualificação para o Euro-2012. A partida terminou sem golos (0-0) e na segunda mão Portugal goleou por 6-2.

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Antes, em 2009, Portugal e Bósnia-Herzegovina encontraram-se pela primeira vez na sua história e novamente num playoff de acesso a uma grande competição, no caso o Campeonato do Mundo de 2010. A seleção das quinas venceu as duas partidas pela margem mínima (1-0) e carimbou assim o acesso ao Mundial.

Mais recentemente, em junho passado, os portugueses reencontraram os bósnios no Estádio da Luz, em partida da primeira volta do acesso ao Europeu da Alemanha. Nessa partida, Portugal triunfou por expressivos 3-0, mas a partida só ficou sentenciada na parte final da partida, quando Bruno Fernandes, o jogador nacional em maior destaque nesta qualificação, bisou, depois de Bernardo Silva ter inaugurado o marcador.

Equipa que ganha... mexe?

É a pergunta que mais ecoa nas mentes portuguesas nas horas que antecedem o jogo na Bósnia-Herzegovina. Com o apuramento consumado, perspetiva-se que Roberto Martínez faça algumas alterações no onze inicial, à semelhança do que tem acontecido no segundo encontro das duplas jornadas anteriores.

Ainda assim, como o técnico frisou na conferência de imprensa, o objetivo passa pela vitória. Para já, o único dado adquirido é que Toti Gomes ficou novamente fora da ficha de jogo, numa altura em que ainda não se estreou pela seleção.

Acompanhe o jogo no Flashscore

“Para nós é importante continuar com o mesmo foco, ganhar o grupo, é um objetivo claro. Precisamos de fazer mudanças, de ter alguma frescura, tivemos um jogo com a Eslováquia exigente fisicamente e agora temos informação para ver e vamos precisar de muitas mudanças. Mas a ideia é continuar e tentar o mínimo número de mudanças”, afirmou Roberto Martínez.

No que respeita às contas do grupo para Portugal, o empate é suficiente para assegurar já esta segunda-feira o primeiro lugar, já que a diferença para a Eslováquia está, neste momento, em oito pontos, com nove por disputar.

Roberto Martínez deverá fazer alterações na equipa
Roberto Martínez deverá fazer alterações na equipaAFP

11 provável de Portugal: Diogo Costa; Nélson Semedo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Danilo Pereira, João Cancelo; João Palhinha, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e João Félix.

Novo treinador, novas ideias

A Bósnia-Herzegovina chega a este encontro depois de ter vencido o Liechtenstein (0-2) fora de portas e ainda em posição de se qualificar para o Europeu. Relativamente à partida da primeira volta, os bósnios mudaram de seleccionador, com o sérvio Savo Milosevic a substituir Faruk Hadzibegic. Pelo meio, Meho Kodro assumiu a equipa, mas também acabou despedido.

Com a mudança de treinador, perspetivava-se uma mudança tática nos bósnios, apesar de os jogadores serem praticamente os mesmos que pisaram o relvado do Estádio da Luz. A principal diferença deverá ser mesmo a formação tática, já que Milosevic tem apostado no 4-2-3-1 que, fazendo jus às suas palavras na antevisão à partida, se deverá manter esta segunda-feira.

Milosevic quer vencer Portugal
Milosevic quer vencer PortugalNFS BIH

“O jogo com o Liechtenstein foi uma boa preparação para este jogo e deu-nos confiança. Não temos medo de Portugal e o resultado amanhã (segunda-feira) poderá ser decidido nos detalhes. Precisamos dos três pontos, um não me deixa satisfeito", afirmou o selecionador.

Este jogo veste-se de tamanha importância para a formação da casa, que está na quarta posição do grupo, a quatro pontos da Eslováquia. Assim, a Bósnia-Herzegovina precisa de pontuar, sob pena de ficar arredada do apuramento direto, em caso de vitória eslovaca, no final deste jogo. No entanto, o cenário não é totalmente negativo, já que a equipa de Milosevic assegurou o playoff de acesso ao Europeu, fruto da sua prestação na Liga das Nações.

Classificação atual
Classificação atualFlashscore

11 provável da Bósnia-Herzegovina: Sehic; Dedic, Barisic, Hadzikadunic, Kolasinac; Pjanic, Cimirot; Stevanovic, Rahmanovic, Demirovic; Dzeko.